Dia do Nutricionista: profissional aborda a substituição da “comida de hospital” pelo “comfort food”

Dia do Nutricionista: profissional aborda a substituição da “comida de hospital” pelo “comfort food”

Nesta quarta-feira (31) é celebrado o Dia do Nutricionista, profissional responsável por promover a alimentação saudável e estimular hábitos que beneficiam a saúde e a qualidade de vida. Uma boa alimentação é fundamental para ter uma vida saudável. Dessa forma, o acompanhamento com um nutricionista é essencial, uma vez que, o profissional da área consegue passar orientações individuais para cada pessoa.

Segundo Lidiane Vasconcelos, coordenadora de nutrição do Hospital São Camilo Fortaleza, a comida está diretamente ligada à memória afetiva e às sensações de bem estar, sem esquecer da saúde. “A boa nutrição está diretamente ligada à recuperação das doenças. Faz parte do tratamento. Um cardápio diferenciado e adequado nutricionalmente, aliado às preferências individuais, faz toda a diferença no âmbito hospitalar, haja vista as várias fragilidades já intrínsecas do processo de adoecimento”.

“O serviço de Nutrição conta com uma gama de fluxos complexos e diversificados, atendendo às normas vigentes de segurança alimentar. Todos os processos são seguidos, a fim de evitar qualquer quebra nessa premissa, desde o recebimento dos insumos (por meio de uma política de qualificação de fornecedores), passando pelo armazenamento adequado, pré-preparo, preparo, montagem e distribuição, tendo como base não só a qualidade sanitária e nutricional, mas também rico em sabor e variedade. Para tanto, todos os processos burocráticos e documentais (por meio de manuais, planilhas de controle, mapas direcionadores, etc) são rigorosamente acompanhados”, explica Lidiane.

A coordenadora de nutrição explica que, no Hospital São Camilo Fortaleza, houve uma transformação conceitual nos últimos anos, para substituir a “comida de hospital” pelo “comfort food”. “Neste processo de transformação, percebemos o engajamento de todos, para que a produção seja diferenciada e individualizada, respeitando a dietoterapia, mas também os aspectos emocionais e culturais dos pacientes, a depender da avaliação do nutricionista. O tão falado conceito ‘Comfort Food’, além de proporcionar diversos benefícios no processo de recuperação do doente, melhora do estado geral, humor, bem estar, sensibilidade familiar, entre outros”.

Para que tudo isso seja realizado, a equipe de nutricionistas atua diretamente na assistência nutricional beira-leito, realizando avaliação e diagnóstico nutricional, seguindo todos os protocolos clínicos já instaurados, atuando na Equipe Multidisciplinar de Terapia Nutricional, definindo metas terapêuticas aos pacientes, conseguinte aos indicadores assistenciais do serviço.

O serviço de nutrição conta com uma gama de preparações diferenciadas e específicas, conforme autorização do nutricionista, para atender a esse paciente que está com internação prolongada, inapetente, apresentando baixa aceitação dietética, em cuidados de fim de vida, ou que esteja passando por alguma data especial.

Suyane Costa