Documentário “Brincadeiras no meu quintal” relembra a infância nas periferias de Fortaleza

Documentário “Brincadeiras no meu quintal”  relembra a infância nas periferias de Fortaleza

A produção apresenta relatos da memória dos fortalezenses com brincadeiras populares e tradicionais. Exibido gratuitamente no youtube, o trabalho promoveu oficinas apresentando antigas diversões às novas gerações.

Quais brincadeiras tradicionais existem na memória dos Fortalezenses? Essa é a pergunta que o documentário “Brincadeiras no meu quintal” vai responder nos dois episódios que serão exibidos nos dias 12 e 13 de fevereiro gratuitamente pelo Youtube. 

Idealizado pelo pesquisador de práticas culturais, Dé Monteiro, cada um dos filmes tem 20 minutos e traz entrevistas e registros da memória das brincadeiras, contando com a participação de pessoas de variadas faixas etárias.

“Precisamos falar sobre nossas memórias, nossa ancestralidade e costumes, através da arte e democratizar esse patrimônio imaterial que são as brincadeiras ancestrais. Tanto a série documental, como as oficinas, trazem as memórias da lúdica tradicional como elemento principal”, declara. 

Os quintais, os terreiros em frente das casas, as ruas, onde aconteciam e acontecem as brincadeiras em Fortaleza são o palco principal dos episódios: “Brincadeira, memória e a cidade” e “Me deixe brincar!”

Oficinas
Com a missão de apresentar antigas brincadeiras populares tradicionais às novas gerações, durante a produção do documentário foram realizadas oficinas que reproduziram brincadeiras presentes na memória dos entrevistados com crianças da rede pública municipal de ensino e de projetos sociais localizados em comunidades e bairros com índice de vulnerabilidade e IDH baixo em Fortaleza. 

Conversa
O segundo dia (13/02) de exibição da série documental é marcado por uma conversa, que contará com intérprete de libras, sobre o processo criativo e a importância do registro e valorização dessa cultura. Participam da conversa, os pesquisadores em cultura popular, Dé Monteiro e Izaura Lila. O público poderá realizar perguntas por meio do chat. 

O projeto foi fomentado com recursos da Lei Aldir Blanc (14.017/2020) por meio da Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza.

SERVIÇO
Brincadeiras no meu quintal
Dias 12 e 13 de fevereiro às 19h 
Exibição no Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCapCrtO2350Uz7XCt3uweGA 

Suyane Costa