“Dormem os antigos santos de pés feridos”. Máquina, Cangaias e Paralelo apresentam resultado de residência artística
A experiência foi proporcionada pelo projeto DaCena, uma iniciativa da Cia Prisma com recursos da Lei Aldir Blanc
No experimento DORMEM OS ANTIGOS SANTOS DE PÉS FERIDOS, os grupos Cangaias, Paralelo e Teatro Máquina refletem sobre território, cidade e suas narrativas, a partir de um incidente com dois monumentos na cidade de Maracanaú. A apresentação será sexta-feira (14), às 20h, em formato virtual utilizando recursos de manipulação de imagem, vídeo, som e suas performatividades pelo digital e será transmitida pelo canal do youtube da Cia. Prisma de Artes dentro do projeto ‘Da Cena – Interlocução entre saberes e fazeres teatrais’.
Troca de Saberes e Formação
Entre os meses de fevereiro e abril, o projeto ‘Da Cena’ proporcionou espaço de formação e intercâmbio entre artistas, pesquisadores e educadores residentes na Região Metropolitana de Fortaleza, no Vale do Jaguaribe e na Região Norte do Ceará. Além de intercâmbios entre companhias teatrais como o que deu origem ao experimento cênico ‘Dormem os antigos santos de pés feridos’, houve turmas de cursos avançados em “Produção Cultural e Elaboração de Projetos”, “Aspectos Visuais da Cena”, “Teatro e suas multilinguagens” e “Dramaturgias” que contaram com mediação de importantes nomes de referência nessas áreas do conhecimento como Rogério Mesquita, Polyana Loreto, Rodrigo Frota, Wallace Rios, Marcelo Romagnoli, Rogeane Oliveira, Miguel Vellinho e Marcelo Flecha.
Esse projeto é apoiado pela Secretaria Estadual da Cultura, através do Fundo Estadual da Cultura, com recursos da Lei Federal Nº 14.017, de 29 de junho de 2020 (Aldir Blanc). Todo o processo de produção e realização acontece de forma remota em respeito ao decreto estadual de restrição a circulação de pessoas. A pandemia não acabou. Se puder, fique em casa.
Sinopse: Parar o tempo. A engenharia dos santos raios acertou em cheio a cabeça do santo. Espelho de um corpo despedaçado, a cidade se mostra. O que se revela em seus monumentos? O que sobra para ser contado?
Serviço:
Dormem os antigos santos de pés feridos
Sexta-feira (14), 20h
Canal da Cia Prisma no YouTube
https://www.youtube.com/user/ciaprismadeartes