EDP comemora Mês da Mulher reafirmando metas para promoção da equidade de gênero

EDP comemora Mês da Mulher reafirmando metas para promoção da equidade de gênero

Companhia trabalha para alcançar 20% de mulheres na liderança até o fim deste ano.

A EDP, empresa que atua em toda a cadeia de valor do setor elétrico, celebra o Mês da Mulher comemorando avanços e reforçando sua jornada de ações afirmativas e compromissos para promover a equidade de gênero. A Companhia, que tem como meta chegar a 20% de mulheres na liderança até o fim deste ano, viu este indicador crescer 39% desde 2020, quando oficializou este compromisso, fechando 2021 com o índice em 18,7%.  Além disso, em 2021 a Organização ganhou sua primeira vice-presidente mulher e alcançou 33% de representatividade feminina em seu Conselho de Administração – o triplo da média nacional, ficando na terceira posição entre as empresas listadas em Bolsa com o maior número de mulheres nessa instância administrativa.

No Ceará, um exemplo de liderança feminina é a Mãe e Engenheira de Manutenção, Mayane Gésika Romão, que ingressou na EDP Pecém em 2019, vinda de João Pessoa, e lidera projetos em gestão da usina. Ela é formada há 12 anos em Engenharia Mecânica e vê hoje um cenário muito diferente daquele quando graduou-se: “Para você ter uma ideia eu fui a única mulher a se   formar na minha turma, hoje nós vemos muitas meninas estudando a área, muito por causa das empresas que tem dado mais abertura para elas ingressarem no mercado e quebraram esse paradigma na área”, afirma. Para as futuras engenheiras, ela diz:”não desistam! Nós mulheres temos resiliência para enfrentar qualquer dificuldade e adversidade que apareçam”, afirma. 

As ações também ocorreram para além dos muros da companhia. No ano passado, a EDP realizou duas turmas da Escola de Eletricistas Afirmativa para Mulheres, programa de formação profissional em parceria com SENAI. Lançada de maneira pioneira em 2018, a iniciativa já realizou quatro turmas afirmativas, sendo que 68% das profissionais foram contratadas como eletricistas pela EDP ou por empresas parceiras.

Além disso, em 2021, em parceria com o Instituto das Pretas, a Empresa realizou o 1º Desafio EDP de Empreendedorismo Periférico. O projeto, uma imersão em inovação e empreendedorismo de 133 horas de formação, beneficiou mulheres que residem e possuem negócios em regiões periféricas em municípios dos estados de Espírito Santo e São Paulo e que nunca participaram de outro projeto de aceleração.

“Estamos avançando de maneira consistente em nossas políticas de diversidade e na promoção da equidade de gênero. Sabemos que temos um longo caminho a percorrer e seguiremos buscando ampliar a presença feminina dentro da Companhia e em lugares de destaque na sociedade como um todo”, destaca Fernanda Pires, vice-presidente de Pessoas e ESG da EDP no Brasil.

Para 2022, a agenda de equidade de gênero seguirá recebendo atenção com projetos de desenvolvimento e aceleração de carreira. Ainda no primeiro semestre de 2022, serão lançadas mais três turmas da Escola de Eletricistas Afirmativa para Mulheres. Até o fim de 2022, a EDP terá investido cerca de R$ 1,6 milhão em programas de capacitação e desenvolvimento de carreira voltados para grupos sub-representados dentro e fora da Companhia.

Sobre a EDP no Brasil
Presente há mais de 20 anos no País, a EDP é uma das maiores empresas privadas do setor elétrico a operar em toda a cadeia de valor. Com mais de 10 mil colaboradores diretos e terceirizados, a Companhia tem negócios em Geração, Transmissão, e Soluções em Serviços de Energia voltados ao mercado B2B, como geração solar, mobilidade elétrica e mercado livre de energia. Em Distribuição, atende cerca de 3,6 milhões de clientes em São Paulo e no Espírito Santo, além de ser a principal acionista da Celesc, em Santa Catarina. Em 2021 foi eleita pelo segundo ano consecutivo a empresa mais inovadora do setor elétrico pelo ranking Valor Inovação, do jornal Valor Econômico, e é referência em ESG, ocupando o primeiro lugar do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3, no qual figura há 16 anos.

Suyane Costa