Em mês de conscientização sobre pessoas com deficiência, Cruz da Vida realiza ação de atendimentos médicos gratuitos para beneficiários da APAE
Em comemoração a campanha do setembro verde, mês de conscientização sobre a inclusão social de pessoas com deficiência, a Associação Cruz da Vida em parceria com a APAE de Fortaleza (Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais), realizou um dia de atendimentos médicos gratuitos para os assistidos da organização no último sábado (24).
O momento contou com atendimentos de três clínicos gerais, um pediatra, um psiquiatra, um cardiologista e a realização de exames de ecocardiograma para todos os beneficiários da APAE, com deficiência intelectual e múltipla, de zero ano a idade adulta.
A ação atendeu mais de 50 pacientes, com maior procura para a especialidade de psiquiatria, e realizou mais de 10 ecocardiogramas. Para Francisca Luane, mãe de um dos assistidos pela APAE, a iniciativa veio para facilitar o acesso a um serviço médico especializado que ela já buscava há muito tempo.
“Fiquei sabendo sobre a ação através de um grupo de whatsapp das mães de crianças assistidas pela APAE. Me interessei assim que vi porque já havia algum tempo que ele estava precisando desses atendimentos, então pra mim foi uma benção poder realizar o exame de ecocardiograma do meu filho”, declarou a cuidadora.
Além dos cuidados de rotina, um acompanhamento especializado realizado por profissionais de saúde faz a diferença na inclusão e na participação social, a fim de proporcionar bem-estar, autonomia e independência no dia-a-dia das pessoas com deficiência.
“Essa ação é de grande valia para a nossa instituição porque é a oportunidade de crianças que não têm condições de custear esse atendimento, mas precisam dele. Nosso público é formado por pessoas carentes que precisam dessa atenção”, destaca Talita Fernandes, coordenadora do Núcleo de Treinamento Profissional da APAE.
Cruz da Vida
O Cruz da Vida surgiu em Fortaleza há 5 anos com a iniciativa de algumas pessoas que, impactadas pelo cenário de seca no interior do Ceará, começaram projetos sociais para auxiliar o abastecimento de regiões em necessidade de água e alimentos.
Segundo a médica Priscilla Cristiano, com o crescimento do número de médicos associados, vendo que a assistência local à saúde era insuficiente, passaram a assistir também os enfermos.
“Hoje atuamos em três projetos principais: o atendimento continuado, o lar de idosos e as ações em campo. E foram mais de 2000 pessoas atendidas desde os primeiros projetos. A convite de médicos católicos, iniciamos a extensão de nossas ações para Vitória – Espírito Santo”, diz.