Entenda como a criação e despesca da tilápia promove qualidade ao produto final
Na piscicultura, a criação e despesca do peixe é monitorada e controlada desde o início de sua fase de alevino até o momento em que atinge o tamanho ideal para consumo
De acordo com Gentil Linhares Filho, diretor comercial da Bomar Pescados, empresa referência no Brasil em comercialização de pescados, pontua: “A criação e despesca da tilápia Bomar, inicia-se em nosso laboratório genético, onde as melhores matrizes são escolhidas e enviadas aos tanques onde, atualmente, dois milhões de alevinos/mês, desenvolvem-se. Após isso, o alevino é transportado para os viveiros de engorda, onde recebem alimentação rica em nutrientes e acompanhamento diário da qualidade da água, fazendo medições de temperaturas, oxigênio, nitrito, amônia, alcalinidade e outros parâmetros pontuais. O resultado desse minucioso acompanhamento é uma sobrevivência do alevino próximo a 100%, ou seja, a certeza de que ele crescerá saudável” , explica.
Após todo o processo de criação, o momento ideal para realizar a despesca é quando a tilápia atinge o peso ideal. Gentil Filho esclarece que esse processo necessita de materiais de boa qualidade para que o pescado não se machuque. “ Para a captura usamos a rede de arrasto, com materiais que são projetados para esse processo e que possuem alta qualidade em fios, bóias, cabos e profissionais treinados. Outra medida que usamos é não deixar acumular muito peixe na rede, evitando que a tilápia se machuque”, afirma.
Para o transporte, as tilápias são separadas e armazenadas em caixas próprias forradas com gelo para a conservação, pesagem correta e envio em caminhões refrigerados para a indústria.
Sobre a Bomar:
Genuinamente cearense, a Bomar consolidou-se como uma das principais empresas de pescados e cultivo de camarão e tilápia do Brasil. Empenhando-se constantemente em proporcionar mais do que um momento de culinária, mas uma experiência verdadeiramente gourmet que surpreenda o paladar de seu consumidor em qualquer momento do dia.