Escola de Narradores lança curso online para quem quer desenvolver a Arte de Contar Histórias
Escola de Narradores lança curso online para quem quer desenvolver a Arte de Contar Histórias
Em versão online, curso oferece formação e vivência em narração de histórias para pessoas de diversos estados brasileiros.
Levar a “palavra alada” aos quatro cantos do mundo é o objetivo da Escola de Narradores, projeto criado em 2015 pela artista e educadora Josy Maria. Agora, após cinco anos ofertando turmas presenciais no Ceará, a escola lança as primeiras formações em formato online. A adaptação acolhe as medidas de segurança indicadas contra a pandemia do novo coronavírus. Uma turma para brasileiros teve início em junho, mas, com a alta demanda de inscritos, a escola resolveu vagas para um novo grupo, com início para o dia 4 de julho. Inscrições seguem abertas para interessados.
Trabalhando com arte-educação desde a adolescência, Josy Maria defende defende que a Arte de Contar Histórias é intrínseco ao ser humano. “Antes mesmo do homem primitivo articular as palavras, ele já contava histórias com suas danças, com o corpo e pinturas rupestres. Então, expressar-se por meio de uma história, seja ela colocada em gestos ou na palavra, é um ato inerente ao ser humano”, lembra.
Muito além da leitura dramatizada de contos em ambiente escolar, a narração oral tem sido levada a novos espaços ao longo dos últimos anos, garante Josy Maria. A prática ganhou adesão dos adultos, em ambientes que vão da descontração de um bar à troca de experiências em ambientes de formação sobre temas sérios, como racismo, machismo e valorização de culturas tradicionais. Ou, ainda, tem ganho adeptos na interpretação de contos eróticos, por exemplo. Dessa forma, pessoas que passam pela formação também dispõem de uma nova possibilidade de renda e inserção nas práticas e políticas culturais das regiões onde vivem.
Josy pontua que o processo de aperfeiçoamento da contação de histórias auxilia os participantes tanto no fortalecimento de vínculos e até na projeção de carreira. “Professores que utilizam muito a voz aprendem técnicas para evitar o desgaste voz, melhorar a projeção do som das palavras e se expressar de forma a cativar os alunos. Pais e mães que estão em casa podem desenvolver a ludicidade com os filhos. Nós temos técnicas que são aplicadas a qualquer profissional que utilize a palavra como ferramenta de trabalho. Ajudamos não só a melhorar a qualidade dessa emissão, da presença física, da desenvoltura e desinibição, como também oferecemos ferramentas de autoconhecimento.”, conclui.
Além das aulas exclusivas, a formação inclui palestras online e abertas ao público geral . Na próxima terça-feira, 7, o Ateliê da Palavra terá participação de Bia Bredan, musicoterapeuta, cantora, compositora, atriz, escritora e narradora oral brasileira, que apresenta o livro “A arte de cantar e contar histórias”. A formação será mediada pela também escritora, narradora oral e artista Tâmara Bezerra. No dia 21 de julho, Bia Bredan e Tâmara Bezerra, além do contador e professor da escola Raimundo Moreira, também participam da Roda de Histórias, atividade gratuita e aberta ao público que será exibida no canal da Lugar Artevistas, revista eletrônica independente parceira da Escola de Narradores.
Serviço:
Curso Escola de Narradores
Inscrições: https://www.escoladenarradoresonline.com/in%C3%ADcio
Youtube: https://www.youtube.com/c/LugarArteVistasarteondeestiver
Mensalidade do curso: R$ 160
Duração: 6 meses (início em Julho e conclusão em Dezembro/2020)