Escola Educar Sesc retoma aulas presenciais com os alunos da Educação Infantil

Escola Educar Sesc retoma aulas presenciais com os alunos da Educação Infantil

Conhecida pela metodologia pautada nos valores humanos e no estímulo ao protagonismo desde a primeira infância, a instituição volta com todos os protocolos sanitários e, principalmente, com o mesmo compromisso para a construção do conhecimento 

Desenvolver habilidades e olhares para o mundo, estimular o protagonismo e a sociabilidade, a partir de trabalhos e atividades em equipe, estimular momentos de reflexão, fala e escuta. Esses são apenas alguns dos pilares da Escola Educar Sesc, que deu início, na última segunda-feira (14), ao ensino presencial com os alunos da Educação Infantil, seguindo o Decreto Estadual Nº 33730, de 29 de agosto de 2020, com a implementação de todos os protocolos sanitários para segurança de alunos, professores e colaboradores. 

Com um modelo de ensino que prioriza os valores humanos, a Escola Educar Sesc deu continuidade, durante o isolamento social, ao trabalho desenvolvido com todos os seus alunos. De suas casas, eles tiveram a oportunidade de ter acesso a um ensino que segue uma proposta pedagógica sócio-interacionista, que vivencia conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais. O professor, tanto no modo presencial quanto no ensino remoto, é o mediador da construção do conhecimento, mas a criança é o polo central deste processo. A ideia é que as tomadas de decisões, diante de atitudes proativas dos próprios alunos, e a forma que o conhecimento é desenvolvido tenham relação com a sociedade e, principalmente, com a comunidade.  

No caso da Educação Infantil, o Sesc trabalha com crianças a partir de dois anos, período em que se começa a trabalhar as bases da personalidade. “Colaboramos para a construção do ser humano já na primeira infância, uma vez que essa é a etapa mais importante da formação humana. Assim, quando ela chegar em um ambiente de qualificação profissional, por exemplo, o nosso aluno será uma pessoa mais aberta para outras e novas possibilidades”, afirma Patrícia Rinaldi, Diretora de Programação Social do Sesc Ceará.  

A tecnologia aliada à educação sempre foi uma das ferramentas da Escola Educar Sesc e, neste período, não poderia ser diferente. Adaptada à atual realidade, os professores seguiram explorando conteúdos específicos através da experiência e experimentos. O uso do celular, computadores e outros dispositivos, tão presentes nos últimos meses, sempre estiveram presentes no cotidiano dos estudantes, já que são poderosas ferramentas pedagógicas de acesso à informação.  

“Esse foi um período desafiador, mas atuamos com a mesma proposta de levar uma educação mais humana, questionadora e atenta ao outro e ao mundo ao nosso redor. Junto com as famílias, que são fundamentais para o processo de construção do conhecimento, seguimos e seguiremos promovendo exercícios com foco em liderança, momentos de reflexão e interação, como forma de as crianças poderem desenvolver suas potencialidades de forma ampla e efetiva”, Wládia de Medeiros, diretora da Educar Sesc Fortaleza.   

Retomada 

Diante da retomada das atividades presenciais da Educação Infantil, o Sesc adotou, como medidas, o controle de entrada das crianças com aferição de temperatura, tapete sanitizante e oferta de álcool em gel 70%. A Escola também prestará orientação à família da criança e encaminhamento ao serviço de saúde caso a temperatura indique acima de 37,5º. Há ainda exigência do uso de máscara, além de higienização e limpeza constante das áreas internas e externas, incluindo pisos. Outra medida é que os horários de entrada das turmas serão escalonados, para evitar aglomeração. Vale destacar que o início das atividades presenciais ocorrerá com 30% de limite da capacidade. 

No modelo de Ensino Híbrido, a Escola Educar Sesc trabalhará em sala de aula os projetos didáticos e remotamente com o livro didático. Antes da volta do ensino presencial, os colaboradores participaram de treinamento para evitar a disseminação do Covid-19. A medição de temperatura entre eles também será realizada diariamente, assim como haverá a troca constante de EPIS, de uso individual, a exemplo da máscara e face shield.  

Suyane Costa