Espetáculo de teatro “Co.VIL” realiza cortejo da Praça dos Leões ao palco do Centro Cultural Banco do Nordeste nesta sexta-feira (15)

Espetáculo de teatro “Co.VIL” realiza cortejo da Praça dos Leões ao palco do Centro Cultural Banco do Nordeste nesta sexta-feira (15)

A peça induz a imersão do espectador e tem influência da musicalidade regional nordestina e popular brasileira. 

Nesta sexta-feira (15), às 19h, a Praça dos Leões vai receber o cortejo do espetáculo de teatro “Co.VIL”. A montagem, de formato itinerante, seguirá para o palco do Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB), com entrada gratuita. A direção é de Juliana Veras e o elenco fez parte do Curso Princípios Básicos de Teatro (CPBT), no ano de 2019. 

Nairton Santos, ator e assistente de direção, comenta que a proposta é realizar uma experiência teatral na Praça, na rua e no CCBNB. “Essa é a primeira vez que o espetáculo encontra as ruas do Centro. A Praça dos Leões é um local histórico e ponto de encontro, mas ao mesmo tempo um lugar marginalizado, o que casa com as provocações propostas pela montagem”. 

O espetáculo “Co.VIL” explora as opressões que permeiam as relações humanas e o cenário político-social do Brasil. Na sinopse, sob o recorte de um futuro pós-apocalíptico, onde a água é escassa, um coletivo de ratos-intérpretes busca a sobrevivência. A peça induz a imersão do espectador e atravessa temas como o racismo, a luta de classes, a LGBTQIA+fobia e o genocídio dos povos.

Jean Brito é ator e assina a direção musical com Juliana Veras. “O cortejo tem forte influência da musicalidade regional nordestina e popular brasileira. Estamos ansiosos para nos conectar com o público e ocupar esse novo espaço”, explica ele. 

A dramaturgia de “Co.VIL” foi desenvolvida coletivamente pelo elenco de vinte pessoas que fizeram parte do CPBT. A formação é realizada pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) e pelo Theatro José de Alencar, em parceria com a Secretaria de Educação do Estado do Ceará.

A diretora reforça que o espetáculo é um recado de luta, uma lupa para questões sociais urgentes. “A trajetória da montagem é de entrega e enfrentamento. Por resultar de um processo de formação em teatro, o CPBT, já é uma experiência de grande resistência. Sua itinerância, sua fábula e o relacionamento da peça com o público renova em nós a importância da voz do teatro para o mundo. Viva o teatro, a formação e o encontro!”, completa Juliana. 

A peça já foi apresentada por quatro temporadas no Theatro José de Alencar, desde a sua estreia em dezembro de 2019. As apresentações do espetáculo haviam parado com a pandemia da Covid-19, mas seguirá em circulação neste ano de 2022. 

SERVIÇO
Espetáculo Co.VIL 
Dia: 15 de Julho (sexta)
Horário: 19h
Local: Saída da Praça dos Leões (Centro) para o Palco do CCBNB (Rua Conde D’Eu, 560 – Centro) 
Programação gratuita 
Capacidade: 180 pessoas
Duração: 50m
Instagram: @espetaculocovil

Suyane Costa