Festival Nacional de Teatro de Rua abre programação nesta quinta-feira (25)
Esta edição do evento, que acontece em ambiente virtual, homenageia o fundador do Grupo Garajal, Mário Jorge Maninho (in memorian), e debate os desafios da arte de rua em meio à pandemia
O Festival Nacional de Teatro de Rua do Ceará chega à sua 4ª edição e, por conta da situação sanitária que o país vive, toda a programação vai acontecer de forma remota. Entre os dias 25 e 27 de março, o público vai poder conferir no canal do YouTube do Grupo Garajal espetáculos, rodas de conversa e apresentações musicais. Este ano, o homenageado pelo evento é Mário Jorge Maninho (in memorian), fundador do Garajal e importante militante da cultura na cidade de Maracanaú. O Festival Nacional de Teatro de Rua do Ceará é apoiado pela Secretaria Estadual da Cultura, através do Fundo Estadual de Cultura, com recursos provenientes da Lei Federal nº 14.017 de 29 de junho de 2020.
Os grupos e coletivos participantes do Festival Nacional de Teatro de Rua do Ceará vão ter um momento de troca e conversa para debater os desafios da Arte de Rua em tempos de pandemia. Se o setor cultural tem amargado duras perdas e dificuldades diante da necessidade de interrupção da circulação de pessoas e da impossibilidade dos encontros, artistas que dependem diretamente da rua para trabalhar sentem o peso disso de uma forma ainda mais forte. Estão na programação a Cia Pão Doce, de Mossoró (RN), o Grupo Oficarte, de Russas (CE), o Grupo Pavilhão da Magnólia, a Cia Prisma de Artes e o Grupo Nois de Teatro, de Fortaleza (CE), o Coletivo Bota o Teu, o Coletivo Paralelo, o Payaço Abu, o Grupo Garajal, os Dezequilibradoz e o Sertão Rap, de Maracanaú (CE).
NOSSO APLAUSO DE PÉ, MANINHO
Mário Jorge Maninho (1966-2019), o homenageado desta edição do Festival, é uma referência na luta em defesa da cultura no Ceará. Ele fundou o Grupo Garajal, que realiza este evento e tem trajetória de relevância nacional, tendo circulado por 60 cidades brasileiras com sua montagem de “Romeu e Julieta” no Palco Giratório (SESC). Maninho também esteve entre os fundadores da Associação Teatral de Maracanaú (Tema), compôs a diretoria da Federação de Teatro Amador do Ceará (2005) e, entre muitas outras atividades, ministrou formações como cursos e oficinas, dirigiu e produziu espetáculos e realizou ações culturais pelo estado.
PROGRAMAÇÃO
QUINTA-FEIRA (25)
18h – Roda Nacional
A Casatória C’a Defunta
Cia Pão Doce (Mossoró/RN)
19h – Roda Poesia
Sarau Bota o Teu
Coletivo Bota o Teu (Maracanaú/CE)
20h – Roda Maracanaú
Pedro, que horas são!?
Coletivo Paralelo (Maracanaú/CE)
21h – Roda Musical
O Cheiro do Queijo
(Payaço Abu -Maracanaú/CE)
SEXTA-FEIRA (26)
16h – Roda de Debate
Tema: “Desafios da Arte de Rua em Tempos de Pandemia
Mediação: Flávia Cavalcante (Com grupos e coletivos participantes da programação do festival)
Link estará disponível para público em geral na Bio do @grupogarajal
19h – Roda Estadual
As artimanhas de Simão ou O causo dos Dotes
Oficarte (Russas/CE)
20h – Roda Hip-Hop
Sertão Rap (Maracanaú/CE)
21h – Roda Maracanaú
Empoderamento Feminino
Desequilibradoz (Maracanaú/CE)
SÁBADO (27)
18h – Roda Estadual
Urubus
Pavilhão da Magnólia e Cia Prisma de Artes (Fortaleza/CE)
19h – Roda Estadual
Despejadas
Nois de Teatro (Fortaleza/CE)
20h – Roda Nostalgia
Romeu e Julieta – O Encontro de Shakespeare e a Cultura Popular
Grupo Garajal (Maracanaú/CE)
21h – Roda de Samba
Homenagem a Mario Jorge Maninho
Adailson Oliveira (Maracanaú/CE)