Fortaleza inicia aplicação de terceira dose da vacina contra a Covid-19 em adolescentes

Fortaleza inicia aplicação de terceira dose da vacina contra a Covid-19 em adolescentes

A aplicação seguirá a modalidade de livre demanda, sem necessidade de agendamento prévio

Nesta terça-feira (31), a Prefeitura de Fortaleza inicia a aplicação da terceira dose da vacina contra a Covid-19 em adolescentes a partir de 12 anos que receberam a segunda dose há quatro meses. A aplicação seguirá a modalidade de livre demanda, sem necessidade de agendamento prévio, nos locais que estiverem realizando vacinação contra Covid-19, conforme a programação diária divulgada no portal da Prefeitura de Fortaleza.

Na última sexta-feira (27), o Ministério da Saúde recomendou a aplicação da terceira dose para adolescentes de 12 a 17 anos. A ampliação leva em conta o fortalecimento da proteção contra a Covid-19.

Em Fortaleza, cerca de 173 mil adolescentes entre 12 e 17 anos já estão com o esquema primário de vacinação completo, composto por duas doses. O quantitativo equivale a 59% da estimativa populacional do público desta faixa etária, que é de aproximadamente 289 mil pessoas.

“Nós evoluímos muito com esse público. 75% dos adolescentes possuem pelo menos a primeira dose e 59% a segunda dose. Agora, precisamos continuar contando com a participação dos adolescentes para receber a terceira dose”, ressalta Ana Estela Leite, titular da Saúde de Fortaleza.

Documentos necessários
Ao comparecer ao centro de vacinação, os adolescentes devem apresentar os documentos originais: identidade (com foto), CPF, Cartão Nacional de Saúde (CNS), comprovante de residência atualizado e o cartão de vacinação. Os adolescentes que não possuem RG poderão levar a certidão de nascimento junto a um documento com foto, que pode ser o bilhete único ou a carteira estudantil.

Vacinação contra Covid-19
A Prefeitura atualizou as estratégias da campanha de vacinação. Agora, todas as doses já podem ser aplicadas sem a necessidade de agendamento prévio, bastando somente o cadastro no site Saúde Digital e os pré-requisitos necessários, como idade e intervalo mínimo entre as doses.

Suyane Costa