Fortaleza recebe o 1° Concurso Regional de Rabo de Galo

Fortaleza recebe o 1° Concurso Regional de Rabo de Galo

Evento acontece na próxima segunda-feira (27), com palestras, degustação e competição entre bartenders. Entrada franca

Acontece nesta segunda-feira (27) o 1° Concurso Regional de Rabo de Galo em Fortaleza, que será realizado a partir das 13h, no Náutico Atlético Cearense. Trata-se da primeira edição regional do concurso de Rabo de Galo. O evento acontece em escala nacional e caminha para sua quinta edição em dezembro de 2022. A organização é do bartender Derivan Ferreira (“Mestre Derivan”).

O concurso regional, que irá privilegiar exclusivamente as cachaças e os profissionais da coquetelaria cearense, conta com as seguintes empresas participantes: Cachaça Aviador, Cachaça Xerosa, Cachaça Ypióca, Taberna do Poço, Embaixada da Cachaça, Cachaça Malandrinha, Cachaça Nogueira, Cachaça Mapirunga e Restaurante Cantinho do Frango (Cachaça Cedro do Líbano).

Na ocasião, o público poderá conferir palestras com especialistas do setor, além de cinco rodadas de competição do melhor cocktail entre 15 bartenders, que disputarão a premiação individual e por equipe. A entrada é franca e os interessados devem fazer a inscrição antecipadamente em Inscrição Rabo de Galo Regional-CE. Para os interessados de outras regiões, há a possiblidade de assistir em tempo real pelo  Canal Mestre Derivan – YouTube.

De acordo com Carlos Lima, do Instituto Brasileiro da Cachaça (IBRAC), entidade nacional representativa do setor, que é patrocinadora e apoiadora do evento, tanto em Fortaleza quanto nas demais regionais e na edição nacional, a quantidade de atributos da Cachaça e a sua versatilidade podem ser comprovadas por meio de sua utilização em diversos drinks, como o Rabo de Galo, do qual a Cachaça é o principal ingrediente.

Segundo Derivan Ferreira, o objetivo do concurso é potencializar a importância do Rabo de Galo, sobretudo internacionalmente, possibilitando sua inserção como o 2º coquetel brasileiro a base de Cachaça na lista da IBA – International Bartenders Association. Mestre Derivan explica que, quando é aceito pela IBA, o Cocktail passa a fazer parte de estudo para a formação de bartenders em sala de aula, que precisam pesquisar sobre a origem, o modo de preparo e a importância para a coquetelaria, o que ocorreu com a Caipirinha em 1994, quando foi reconhecida pelo IBA.

Difundir o consumo do Rabo de Galo aqui e no exterior é essencial para o produtor – uma vez que diversifica o uso da Cachaça, para o profissional de bar – que ganha mais um atrativo para sua casa, e para o país – por ser um drink que representa a cultura e a história brasileira”, destaca o organizador do evento.

Temos produtores de Cachaça distribuídos em todo o Brasil, além disso exportamos para mais de 70 países. Iniciativas como a do Concurso são fundamentais, uma vez que valorizam uma bebida que é genuinamente brasileira e colaboram para ampliar o conhecimento sobre o Rabo de Galo no mercado nacional e elevá-lo ao cenário da coquetelaria internacional”, completa o porta-voz do IBRAC.

O Concurso Rabo de Galo conta entre os apoiadores o Instituto Brasileiro da Cachaça (IBRAC), Expedição Alambique, D’Origem distribuidora, Destilica, Cachaciê, 1,2 drink, Ícone Turismo, DJ Paulo Bezerra, Cúpula da Cachaça e StreamTech Produções. Comitê Organizador de Rabo de Galo: Mestre Derivan Ferreira, Fabio Freitas e J. Pedro Barbosa.

Sobre o Rabo de Galo
Um coquetel “nacionalissimamente” brasileiro, que começou a ser comercializado na cidade de São Paulo na década de 50 com uma mistura fracionada de Cachaça com Vermute para agradar os consumidores italianos. Essa mistura, fez com que o Rabo de Galo se tornasse mais democrático e indispensável ao gosto dos etilistas de plantão e profissionais da área de coquetelaria. Assim, surgiu o Rabo de Galo no país.

Sobre o IBRAC
Entidade representativa do segmento produtivo da Cachaça. Com abrangência nacional possui entre os seus associados as principais empresas (micro, pequenas, médias e grandes) do segmento produtivo da Cachaça de vários estados brasileiros, sejam elas produtoras, estandardizadoras ou engarrafadoras, que correspondem a mais de 80% do volume de Cachaça comercializado formalmente no Brasil. No Instituto também estão presentes 13 entidades de classe (estaduais/regionais/nacionais) do segmento produtivo. Com essa composição o IBRAC é a mais ampla representação de uma categoria de bebidas no Brasil. Mais informações em Instituto Brasileiro da Cachaça – IBRAC

Serviço
1° Concurso Regional de Rabo de Galo em Fortaleza CE
Data: dia 27 de junho (segunda-feira)
Hora: 13h (término 18h)
Local: Náutico Atlético Cearens
Endereço: Av. da Abolição, 2727 – Meireles, Fortaleza – CE, 60165-081
Link: Inscrição Rabo de Galo Regional-CE
Entrada franca

Suyane Costa