Higiene bucal ajuda a prevenir doenças na primeira infância com o serviço Bebê Clínica Odontológica
O serviço acompanha atualmente 1.089 crianças e já realizou 1.135 procedimentos odontológicos em 2021
A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), ajuda a prevenir doenças bucais de bebês até dois anos de idade, através do serviço Bebê Clínica Odontológica. A capital conta com quatro unidades: nos postos de saúde Anastácio Magalhães (Regional de Saúde III), Virgílio Távora (Regional de Saúde I), Otoni Cardoso (Regional de Saúde VI), além da Policlínica Dr. José Eloy da Costa Filho, no Bonsucesso. Atualmente, o serviço acompanha 1.089 crianças e realizou 1.365 procedimentos odontológicos em 2021.
Para ter acesso ao serviço, é necessário um encaminhamento que pode ser feito nos 116 postos de saúde da Capital, por qualquer profissional (enfermeiro, médico ou dentista) da Rede Municipal de Saúde. O atendimento nos equipamentos ocorre por odontopediatras, de segunda a sexta, de 08h às 12h.
O Bebê Clínica Odontológica tem o objetivo de conscientizar os pais sobre a importância da saúde bucal infantil, além de oferecer um acompanhamento integral de odontologia até os seis anos das crianças. “Durante as consultas, além de verificar a dentição dos bebês e aplicar o flúor próprio para crianças, à equipe também conversa com os pais sobre alimentação, hábitos de higiene bucal e amamentação, aconselhando e orientando como evitar cáries e outros problemas dentais”, explica a odontopediatra Thausy Frota, que atua no posto Anastácio Magalhães.
A gerente da Saúde Bucal da SMS, Janaína Rocha, reforça que o serviço é focado na orientação, inclusive em crianças que já possuem cáries, realizando procedimentos preventivos e curativos. “É necessário acompanhamento e cuidado desde a infância para o crescimento saudável da dentição de um adulto”, reforça.
Serviço
Bebê Clínica Odontológica – consultas de prevenção bucal
Encaminhamento por meio dos 116 postos de saúde da Capital