Hospital capacita colaboradores para padronizar o atendimento humanizado

O Hospital Gastroclínica, referência em serviços médicos de alto padrão há 40 anos, tem investido em estratégias para tornar o atendimento dos profissionais da equipe mais humanizado. Desde abril de 2021, a Gastroclínica aderiu a um programa de capacitação, o ‘Jornada com Afeto’, com equipes de todos os setores, a fim de garantir aos pacientes uma experiência de cuidado, escuta e acolhimento desde o primeiro contato. O projeto segue até o fim do ano e mais de 450 pessoas já participaram.
Marília Mendes, Coordenadora da Educação Permanente, explica que o atendimento humanizado consiste em práticas e abordagens realizadas com empatia, de forma individualizada e acolhedora. “Os pacientes que chegam ao hospital já vem com necessidades específicas e cuidar dessas pessoas não deve ocorrer apenas dentro do consultório e sim durante toda a sua jornada no hospital. Por isso, estamos fazendo cursos para qualificar e padronizar o atendimento de todos da equipe”, ressalta.
O treinamento inclui orientações como: respeitar a crença e desejo do paciente, abordar o paciente de forma individualizada, cumprimentar, chamar pelo nome, escutar, dar atenção, demonstrar empatia, entre outros. “Para cada setor, há uma recomendação, seja na recepção, enfermaria, UTI, ou consultório. Com isso pretendemos garantir além do conforto do paciente, um ambiente sempre harmônico entre os colaboradores”, finaliza.
Andrezza Barbosa de Souza, que trabalha na recepção do Hospital, explica que os treinamentos têm facilitado os relacionamentos com os pacientes, principalmente em momentos delicados. “Ser empático é algo primordial para todos, mas algumas técnicas que aplicamos no cotidiano ajudam na hora da escuta, do atendimento e de entender a situação que o paciente está vivendo”, acrescenta.
Gastroclínica
Há mais de 40 anos, o Hospital Gastroclínica é referência por manter um alto padrão de qualidade em serviços, contando com a eficiência de seus profissionais, e principalmente, pela tradição em atendimento humanizado. São diversas especialidades e uma estrutura completa de UTIs, maternidade, pronto atendimento, laboratório, blocos cirúrgicos e mais.