Hub de Inovação: conheça o modelo de negócio que tem acelerado startups no Ceará

Um estudo realizado pela Associação Brasileira de Startups (ABStartup) revelou os cinco segmentos de startups que mais crescem no Brasil. São eles: Educação, Saúde e Bem-Estar, Finanças, Agronegócio e E-commerce. No Ceará, esses negócios se apresentam como soluções para transformar tanto o meio empresarial como também simplificar atendimentos ao consumidor e médicos também, através da telemedicina.

E para conectar os quatro atores do ecossistema de inovação (grandes empresas, startups, investidores e academia), o NINNA Hub, primeiro hub de inovação do Ceará e que tem o foco em inovação aberta e transformação digital, oferece um ambiente integrado para startups em diversas fases de desenvolvimento.

“O nosso ecossistema tem como premissa promover a transformação digital através dos atores de inovação, como as próprias startups, as empresas, os investidores, o governo e a academia. Através disso, nos tornamos um meio de integração e conexão que engrandece os negócios do nosso estado e a economia cearense”, afirma Humberto Lima, CEO do NINNA Hub.

A Straloo é uma healthtech com foco no cuidado integrado de pessoas com problemas e dores osteomusculares, que são a principal causa de afastamento do trabalho e custos para o sistema de saúde no Brasil. A aplicação de tecnologia permitiu criar um modelo que traz mais conforto e acessibilidade aos pacientes, além de eficiência operacional para planos de saúde e grandes empresas. Residente no Ninna desde 2022, a startup chegou ao hub no estágio inicial e recebeu o suporte com conexões com demais startups, para implementação de serviços na plataforma.

Para Lucas Melo, CEO da Straloo, estar em um ambiente integrado é a oportunidade de se aproximar dos principais ativos que movimentam o mercado, com financiamento ou até mesmo troca de ideias. “O interessante desses ecossistemas de inovação é que você consegue colocar os diferentes atores, como empresas que precisam do serviço, usuários finais e pessoas que desenvolvem tecnologia dentro do mesmo ambiente. Isso permite que possamos capturar muita sinergia, compartilhando as dificuldades e oportunidades diárias com os colegas que dividem esse ecossistema”, afirma.

Promover a integração entre startups é algo necessário para ampliar os meios de desenvolvimento do setor no Estado. Entre os diferenciais oferecidos pelo NINNA Hub, os residentes podem ter acesso a diversos cases de sucessos, que auxiliam negócios a implementar na sua própria realidade. Além disso, o programa Conecta Nordeste une diversas startups de toda a região com o objetivo de intensificar o desenvolvimento dos negócios por meio de tecnologia.

Serviço:
NINNA Hub
Endereço: Av. Dom Manuel, 1020 – Centro