Inauguração de nova estrutura do Projeto Defensoria em Movimento será no bairro Carlito Pamplona
Na próxima quinta-feira (01), a Defensoria Pública Geral do Estado do Ceará (DPCE) realizará a inauguração de uma nova fase do projeto Defensoria em Movimento, que leva atendimento às comunidades. Uma nova estrutura chegará aos bairros e cidades para realizar um atendimento integral e humanizado em todas as áreas de atuação da Defensoria, em escuta ativa nos territórios e com ações de educação em direitos. A inauguração acontece às 9 horas, em frente à Escola Municipal Tertuliano Cambraia (Rua Monsenhor Rosa, 946), no bairro Carlito Pamplona, em Fortaleza.
A Defensoria em Movimento dispõe de um veículo equipado com escritórios climatizados, copa, banheiro, recepção climatizada para os assistidos, totalmente adaptada para atender pessoas com problemas de mobilidade ou deficiência física, garantindo uma estrutura segura, estável e confortável de atendimento.
O novo veículo permitirá a expansão da atividade. “Adquirimos um novo equipamento com excelente estrutura, porque entendemos que a população mais vulnerável do Ceará merece ter defensores e defensoras à disposição em suas localidades, sendo atendida com conforto e segurança. Na Defensoria em Movimento, podemos atender todas as causas e dar orientações jurídicas, fazendo uma escuta ativa dos problemas de cada localidade. Temos estrutura para verificar processos em andamento e entrar com ações, sejam elas de solicitação de medicamentos ou divórcios, por exemplo, poderemos ajuizar no local”, explica a defensora geral, Elizabeth Chagas.
Para ela, o projeto vai além do atendimento, porque proporciona ações de educação de direitos, além da escuta e mapeamento de problemas nas comunidades. “A Defensoria em Movimento é um projeto vivo, dinâmico, que coloca para a sociedade os propósitos da Defensoria Pública: estar onde as pessoas estão. Não é apenas um atendimento itinerante, mas um movimento consciente de aproximação dos defensores e defensoras com as comunidades”, define.
A população poderá ter acesso a atendimentos em todas as áreas de atuação da Instituição: Família, Direito do Consumidor, Saúde, Idoso, Infância e Juventude, Família, Criminal e Execução Penal. Na ocasião, será possível também buscar soluções extrajudiciais de conflitos, por meio da mediação, em casos ligados a inventário, divórcio consensual, partilha de bens, regulamentação de visitas e guarda dos filhos, entre outros.
O atendimento funcionará assim: nos dois dias que antecedem a inauguração, 30 e 31 de agosto, de 13h às 17h, a equipe da Defensoria fará o tira-dúvidas sobre as ações, com a orientação sobre a documentação necessária e agendamentos para o atendimento defensorial. Já no dia 1º de setembro, defensores e defensoras farão o atendimento de todos os interessados.
Fruto de uma demanda que veio da população, por meio do primeiro Orçamento Participativo, em 2017, o projeto começou a operar há seis anos, sempre atendendo às demandas da população.