Janeiro Branco: Sindicato dos Médicos lança 3º episódio do podcast “Laudo Med” com ênfase na saúde mental da categoria

Janeiro Branco: Sindicato dos Médicos lança 3º episódio do podcast “Laudo Med” com ênfase na saúde mental da categoria

O Sindicato dos Médicos do Ceará lançou, na última semana, o terceiro episódio do “Laudo Med”, podcast quinzenal que tem o objetivo de ser um espaço de debate de temas relevantes que envolvem a medicina e que impactam diretamente no dia a dia dos médicos cearenses, suas famílias e a sociedade. Nesta edição, em alusão ao Janeiro Branco, mês que chama atenção para a saúde mental das pessoas, o presidente do Sindicato dos Médicos do Ceará, Dr. Leonardo Alcântara, entrevista o médico psiquiatra, psicogeriatra e fundador do Instituto Viva a Vida, Dr. Nairton Cruz.

Com o tema “Saúde mental dos profissionais da saúde”, o Laudo Med discute sobre o impacto da pandemia da Covid-19 na vida dos médicos, os transtornos psiquiátricos mais comuns, o alcoolismo, a Síndrome de Burnout, entre outros. Durante o episódio, o Dr. Nairton relata as dificuldades que a categoria médica vivenciou no início da pandemia. “Já nos primeiros meses, era muito comum as dúvidas dos colegas que traziam histórias de noites sem dormir, ansiedade ao ir para o platão e estresse. Alguns usavam, inclusive, fraldas, porque na questão de paramentação, não se sabia o grau de infectividade do vírus. Então, às vezes eles tinham que usar a fralda para não tirarem a vestimenta”, pontuou o profissional.

O episódio do Laudo Med está disponível nas plataformas de streaming de áudio Spotify e Deezer. Confira em:  https://linktr.ee/Sindicatodosmedicosdoceara

Sobre o Sindicato dos Médicos do Ceará
Fundado em 1941, o Sindicato dos Médicos do Ceará é uma associação de profissionais que trabalha pela valorização da atividade médica e, consequentemente, pela melhoria contínua da saúde no Estado. Em parceria com as demais entidades representativas da categoria, o Sindicato está pautado por atribuições, são elas: reivindicar melhorias nas condições de saúde da população e buscar o fortalecimento do sistema público de saúde; representar os interesses gerais da categoria ou interesses individuais de filiados; celebrar acordos e convenções coletivas de trabalho e suscitar dissídios coletivos; colaborar como órgão técnico consultivo no estudo e solução de problemas relacionados com a categoria; e zelar pelo cumprimento da legislação, acordos e convenções coletivas de trabalho, sentenças normativas e demais institutos que assegurem direitos à categoria.

Suyane Costa