Jovens da Rede Cuca são conscientizados sobre os riscos de consumir bebida alcoólica antes dos 18 anos

Jovens da Rede Cuca são conscientizados sobre os riscos de consumir bebida alcoólica antes dos 18 anos

Os estudantes dos Cucas contam agora com conscientização sobre o tema com recursos teatrais. A iniciativa faz parte da implantação do programa Na Real na rede a partir de termo de cooperação entre a Sejuv e o Instituto Diageo. O Na Real já sensibilizou mais de 186 mil adolescentes em três anos no Brasil

O Instituto Diageo – entidade sem fins lucrativos que promove ações nas áreas de educação, capacitação profissional e responsabilidade da sociedade na relação com as bebidas alcoólicas – e a Secretaria Municipal da Juventude (Sejuv) anunciaram, no final de junho, parceria que leva aos jovens da Rede Cuca o programa Na Real, iniciativa de conscientização sobre o não consumo de bebida alcoólica por menores de 18 anos. O anúncio ocorreu com o programa em ação no Cuca Jangurussu, onde estudantes participaram da apresentação teatral interativa que é o eixo da sensibilização.

O Na Real, realizado pelo Instituto Diageo em parceria com o Instituto Aliança, sensibiliza para o não consumo de álcool por meio de atores encenando histórias fictícias de adolescentes que se envolvem em situações de consumo de bebida alcoólica e têm as vidas afetadas de maneira negativa. As mensagens são comunicadas por meio do teatro, usando a linguagem da juventude, referências da atualidade e engajando quem assiste a debater e construir os finais das histórias contadas. Há atividades nos formatos presencial, que consiste na encenação teatral interativa, e online, em que os estudantes assistem à peça em vídeo na sala de aula e debatem com a intermediação de seus professores, previamente capacitados pelo programa.

O programa é aplicado em escolas públicas estaduais do Ceará desde 2019 e, agora, expande-se para o ensino público municipal. Na Rede Cuca, o Na Real está inserido nos cursos regulares “Turma da Integração” e “Aprender Mais” e deve levar a conscientização para 1.500 adolescentes de 14 a 17 anos durante um ano de atividades.

“Dizer simplesmente ‘não pode’ consumir bebida alcoólica não costuma ser eficaz para os adolescentes. O espaço de diálogo gerado com o Na Real permite todo tipo de questionamento e mostra até onde podem ir as consequências de beber antes dos 18 anos. Juntos, o exemplo nas situações simuladas e a conversa têm grande poder de conscientização e, por meio dessa parceria com a Sejuv, alcançamos também adolescentes da rede municipal de ensino”, destaca Paulo Mindlin, gerente executivo do Instituto Diageo.

“Esses momentos têm permitido reflexões muito ricas com os adolescentes, que são provocados a pensar: ‘e se fosse comigo?’. As apresentações do primeiro semestre demonstram o crescimento exponencial do programa em 2022, levando o movimento do não consumo de álcool por adolescentes a mais e mais regiões do país. A Sejuv se reúne com um conjunto de parceiros para colocar na pauta a discussão das escolhas conscientes e do não consumo de álcool entre adolescentes, através da linguagem do teatro”, pontua Eveline Correa, coordenadora geral do programa no Instituto Aliança.

O intuito é que a cooperação se estenda em breve com mais um programa do Instituto Diageo na Rede Cuca, o Learning for Life, capacitação profissionalizante para maiores de 18 anos trabalharem como bartenders. “A parceria com o Instituto Diageo vai nos proporcionar pensar em projetos integrados para a juventude da cidade, em temas relacionados à prevenção do uso abusivo de álcool, mas especialmente a empregabilidade da juventude no mercado de trabalho, com a realização de cursos e formações para jovens. Entendemos que o encaminhamento para o mercado de trabalho é um dos nossos maiores desafios, e essa parceria vai ajudar muito a realizar ações integradas com o mercado”, afirma o titular da Sejuv, Davi Gomes.

Na Real já sensibilizou mais de 186 mil estudantes
O Na Real começou no Ceará em 2019 para adolescentes da rede pública estadual, estendeu-se para Pernambuco em 2021 e, neste ano, chegou à Bahia, Distrito Federal e Paraíba. São 300 cidades envolvidas na iniciativa e mais de 186 mil estudantes sensibilizados ao longo desses três anos.

Sobre o Instituto Diageo
O Instituto Diageo é uma entidade sem fins lucrativos que promove ações nas áreas de educação, capacitação profissional e responsabilidade da sociedade na sua relação com as bebidas alcoólicas. Entre as iniciativas do Instituto, lançado em abril de 2019, destacam-se três programas: Learning for Life, que capacita jovens de baixa renda para atuação como bartenders; Na Real, que sensibiliza sobre o não consumo de bebidas alcoólicas por menores de idade; e Tecendo o Futuro, que promove a capacitação em artesanato com palha de carnaúba para comunidades e para internas do sistema penitenciário feminino do Ceará, contribuindo com o empoderamento socioeconômico e ressocialização.

Suyane Costa