Linhas do tempo: minidocumentário sobre bordadeira é lançado nesta segunda, dia 15

Linhas do tempo: minidocumentário sobre bordadeira é lançado nesta segunda, dia 15

Idealizado pela pesquisadora e produtora cultural Wilma Farias, a obra audiovisual conta a trajetória da bordadeira Lúcia Ferreira.

Nesta segunda-feira, 15, às 18h, no canal do youtube da Escola Porto Iracema das Artes será lançado o minidocumentário Linhas do Tempo. Com direção artística de Darwin Marinho, a obra audiovisual conta a trajetória da bordadeira Lúcia Ferreira. O projeto é apoiado pela Secretaria Estadual da Cultura, através do Fundo Estadual da Cultura, com recursos provenientes da Lei Federal 14.017, de 29 de junho de 2020.

Linhas do Tempo, idealizado por Wilma Farias, intenciona criar uma memória e registro sobre Lúcia Ferreira. Natural de Itapajé – cidade conhecida mundialmente como a “terra do bordado”.

O minidocumentário deriva de uma pesquisa sobre o bordado como uma linguagem e expressão de arte e cultura, realizada por Wilma há 10 anos. A artista aprendeu a bordar ainda criança, observando sua mãe que era costureira, crocheteira e bordadeira. Praticou essa arte milenar com bordadeiras como Nice Firmeza e Martha Dumont. 

Aos 67 anos, Lúcia dedica-se, hoje, às aulas de bordado em diversos espaços e grupos da cidade de Fortaleza. Além disso, a artista envolve-se em atividades que levam a técnica do bordado para outros tipos de experimentações, como intervenções urbanas e rodas de bordado em praças públicas.

SERVIÇO

Lançamento minidocumentário Linhas do tempo

Quando: segunda, 15 de fevereiro

Hora: 18h

Onde: no canal do youtube da Escola Porto Iracema das Artes

Mais informações: @uiu.projetosculturais

Suyane Costa