Loja itinerante de vinhos inaugura em Fortaleza com proposta de democratizar universo do vinho

Loja itinerante de vinhos inaugura em Fortaleza com proposta de democratizar universo do vinho

Oferecer “vinho sem complicações e do seu jeito” é a principal missão da Levin Vinhos, uma loja itinerante que inaugura em Fortaleza no próximo sábado (19), às 16h, na Praça Luíza Távora, durante a Feira Chamego. As vendas também acontecem de forma on-line, mas o negócio tem como principal ponto de contato com o cliente a participação em eventos, festas, feiras e parques.  

O aumento da popularidade dos vinhos é perceptível, e vai além do eixo sul/sudeste. Fortaleza, por exemplo, foi uma das cidades que mais teve aumento no consumo do fermentado, com 37% de crescimento, segundo o estudo “O Mercado de Vinhos” realizado em 2021 pela empresa Wine. 

Com o aumento do consumo, aumentam também as possibilidades de negócios. O criador da Levin Vinhos, Ramon Maia, é sommelier e juiz de vinhos, e enxerga uma lacuna no mercado local. “Já temos lojas de vinho da cidade, mas todas têm uma proposta semelhante, mantendo o aspecto sério da bebida. O que queremos é uma marca mais acessível, jovem e com uma linguagem de fácil compreensão para todos que quiserem entrar nesse universo”, explica. 

Diferenciais
A loja, que também funciona de forma on-line, participa de feiras, eventos e festas com a venda de doses da bebida em copos. “Escolhemos vender em copos, e não em taças, justamente para quebrar essa primeira regra. Beber vinho em taça tem um objetivo: sentir melhor os aromas. Mas nem sempre esse é o propósito. O vinho também pode ser bebido de forma despretensiosa e leve. Nem todos os rótulos são para avaliação e degustação, também podem ser para curtir um momento entre amigos”, destaca Maia. 

Além das garrafas, a marca aposta em latas e até em vinho na caixa. “Queremos trazer ao mercado local outras opções da bebida que ainda não são populares aqui: o vinho e o espumante em latas, e o vinho em caixa (chamado de bag in box) oferecem ótimo custo-benefício e uma forma bem mais prática de consumo”, pontua o profissional. 

Pelo instagram (@ficarlevin), a conversa com os seguidores segue uma linguagem informal, utilizando memes e trends, mas sempre no universo do vinho. Nas redes, Maia se intitula “o menino do vinho”. Segundo ele, o objetivo é gerar mais proximidade com o cliente. “Na Levin todos os consumidores de vinho são bem-vindos e a conversa acontece de igual pra igual, passando pelas preferências do produto até dicas de harmonização.”

SERVIÇO
Inauguração Levin Vinhos
Data: 19 e 20 de novembro
Hora: das 16h às 22h
Local: Praça Luíza Távora, durante a realização da Chamego Feira

Suyane Costa