Loja itinerante de vinhos inaugura em Fortaleza com proposta de democratizar universo do vinho
Oferecer “vinho sem complicações e do seu jeito” é a principal missão da Levin Vinhos, uma loja itinerante que inaugura em Fortaleza no próximo sábado (19), às 16h, na Praça Luíza Távora, durante a Feira Chamego. As vendas também acontecem de forma on-line, mas o negócio tem como principal ponto de contato com o cliente a participação em eventos, festas, feiras e parques.
O aumento da popularidade dos vinhos é perceptível, e vai além do eixo sul/sudeste. Fortaleza, por exemplo, foi uma das cidades que mais teve aumento no consumo do fermentado, com 37% de crescimento, segundo o estudo “O Mercado de Vinhos” realizado em 2021 pela empresa Wine.
Com o aumento do consumo, aumentam também as possibilidades de negócios. O criador da Levin Vinhos, Ramon Maia, é sommelier e juiz de vinhos, e enxerga uma lacuna no mercado local. “Já temos lojas de vinho da cidade, mas todas têm uma proposta semelhante, mantendo o aspecto sério da bebida. O que queremos é uma marca mais acessível, jovem e com uma linguagem de fácil compreensão para todos que quiserem entrar nesse universo”, explica.
Diferenciais
A loja, que também funciona de forma on-line, participa de feiras, eventos e festas com a venda de doses da bebida em copos. “Escolhemos vender em copos, e não em taças, justamente para quebrar essa primeira regra. Beber vinho em taça tem um objetivo: sentir melhor os aromas. Mas nem sempre esse é o propósito. O vinho também pode ser bebido de forma despretensiosa e leve. Nem todos os rótulos são para avaliação e degustação, também podem ser para curtir um momento entre amigos”, destaca Maia.
Além das garrafas, a marca aposta em latas e até em vinho na caixa. “Queremos trazer ao mercado local outras opções da bebida que ainda não são populares aqui: o vinho e o espumante em latas, e o vinho em caixa (chamado de bag in box) oferecem ótimo custo-benefício e uma forma bem mais prática de consumo”, pontua o profissional.
Pelo instagram (@ficarlevin), a conversa com os seguidores segue uma linguagem informal, utilizando memes e trends, mas sempre no universo do vinho. Nas redes, Maia se intitula “o menino do vinho”. Segundo ele, o objetivo é gerar mais proximidade com o cliente. “Na Levin todos os consumidores de vinho são bem-vindos e a conversa acontece de igual pra igual, passando pelas preferências do produto até dicas de harmonização.”
SERVIÇO
Inauguração Levin Vinhos
Data: 19 e 20 de novembro
Hora: das 16h às 22h
Local: Praça Luíza Távora, durante a realização da Chamego Feira