M. Dias Branco fortalece atuação no e-commerce com lojas oficiais de suas marcas no Mercado Livre
Presente nos principais aplicativos de delivery e marketplaces do país, líder nacional em massas e biscoitos mantém investimentos no varejo
O movimento crescente das plataformas de comércio eletrônico para itens do dia a dia se mantém, mesmo com as medidas de segurança flexibilizadas após quase dois anos do início da pandemia. Prova disso é que os produtos que mais cresceram em vendas no Mercado Livre na última edição da Black Friday foram itens de supermercado, com crescimento de 266% na comparação com o ano passado. Acompanhando a tendência e com o objetivo de fortalecer sua atuação no e-commerce, a M. Dias Branco anuncia o lançamento das lojas oficiais das marcas Vitarella, Piraquê e Adria no Mercado Livre.
Presente nos principais aplicativos de delivery do país, como Rappi, IFood e Cornershop e nos maiores marketplaces do Brasil, como Amazon, Magazine Luiza e Americanas (B2W), a líder nacional em massas e biscoitos iniciou os investimentos em e-commerce no início da pandemia. A intenção era levar seus produtos, presentes em 91% dos lares brasileiros, segundo a Kantar, com mais comodidade aos consumidores.
“Percebemos que a mudança de comportamento do consumidor se consolidou, por isso, redobramos o investimento nas plataformas digitais em 2021 e abrimos agora um novo canal de vendas. O Mercado Livre permite a distribuição nacional, muitas vezes, com frete gratuito, dependendo da modalidade de compra”, explica Thierry Galves, gerente de E-commerce da M. Dias Branco.
Considerado o maior e-commerce da América Latina, o Mercado Livre teve crescimento anual de 93% na comparação com o mesmo período do ano passado, quando ocorreu o momento crítico do isolamento social. Para isso, anunciou no início deste ano o investimento de R$ 10 bilhões na rede de logística brasileira, que fortaleceu a operação.
Inicialmente, o foco da Companhia no Mercado Livre estará em marcas com distribuição nacional, como Vitarella, que é líder nacional em biscoitos, e em Piraquê, marca que desenvolve produtos icônicos e originais, como os biscoitos Leite Maltado e os snacks Presuntinho, Queijinho e os recém-lançados Snacks de Batata. Adria, que conquistou o reconhecimento Datafolha Top of Mind na categoria Macarrão pela segunda vez consecutiva neste ano é outra marca foco nesta fase do projeto. O portfólio de Adria no segmento é composto por massas com ovos, sêmola, lasanhas, instantâneos e massas de grano duro com trigo importado, cuja linha foi relançada nos últimos meses.
De acordo com Thierry Galves, a intenção é levar as demais marcas para o Mercado Livre nos próximos meses. É o caso de Fortaleza e Richester, que estão entre as 20 preferidas pelos brasileiros no varejo digital, de acordo com a Pesquisa Kantar Brand Footprint Brasil. Fortaleza é a 7ª marca mais comprada no varejo online, enquanto Richester está na 17ª posição.
“Estamos otimistas com a iniciativa no Mercado Livre. A expectativa da M. Dias Branco é continuar crescendo de maneira acelerada e refletir a liderança nas categorias de biscoitos e massas também nos canais digitais, levando em consideração os aplicativos de delivery e marketplaces”, conclui Galves.
Sobre M. Dias Branco S. A. Indústria e Comércio de Alimentos
Fundada em 1953, a M. Dias Branco S.A. Indústria e Comércio de Alimentos é uma empresa do setor de alimentos com ações negociadas no segmento do Novo Mercado na B3. Sua história começou ainda na década de 40, quando o comerciante e imigrante português Manuel Dias Branco inaugurou a Padaria Imperial, em Fortaleza (CE), expandindo sua atuação para todo o Brasil.
Detentora de marcas líderes, sendo as principais Vitarella, Piraquê, Adria, Fortaleza, Richester e Isabela, a Companhia produz e comercializa biscoitos, massas, farinhas e farelo de trigo, margarinas e gorduras vegetais, snacks, bolos, mistura para bolos, cobertos de chocolates e torradas. Sediada em Eusébio (CE), é líder de mercado em biscoitos e massas no Brasil, a sexta maior empresa de massas e a sétima de biscoitos no ranking global por faturamento. Por meio da aquisição da Latinex, concluída em novembro de 2021, a Companhia passou a ser detentora também das marcas Fit Food, Smart e Frontera, expandindo sua posição no mercado de healthyfood, com produtos como biscoitos de arroz, pasta de amendoim, chocolates, massas feitas de milho e temperos.
Suas operações geram mais de 16 mil empregos diretos em diferentes regiões, refletindo o seu compromisso com fatores importantes para o desenvolvimento econômico e social do país. É signatária do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) e desenvolve diversas iniciativas ligadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Atualmente, a M. Dias Branco possui 15 indústrias ou complexos industriais, sendo que sete deles possuem estruturas de moinho de trigo. Suas unidades possuem equipamentos de última geração, seguindo os mais rigorosos padrões de qualidade, operando com um modelo de integração vertical que permite a produção de suas mais importantes matérias-primas, a farinha de trigo e a gordura vegetal, utilizadas na fabricação dos demais produtos. A empresa conta com mais de 30 filiais comerciais estrategicamente instalados em diferentes Estados do País, o que possibilita a presença de suas marcas em todo o território nacional, assim como em mais de 40 países em todos os continentes.