Maio Amarelo – Formação de condutores é fundamental para um trânsito seguro

Maio Amarelo – Formação de condutores é fundamental para um trânsito seguro

Muito mais do que tirar a habilitação, o principal objetivo das autoescolas é levar conscientização e educação para o trânsito através das aulas práticas e teóricas

O mês de maio é marcado pela campanha Maio Amarelo, movimento dedicado à conscientização para a prevenção dos acidentes de trânsito. Como parte fundamental na formação de condutores, é nas autoescolas que, além de dirigir, a pessoa aprende sobre a importância de manter a ordem e a harmonia no trânsito e  as condições básicas para que a circulação de veículos se dê de uma forma tranquila e segura. 

“Muitas pessoas não enxergam a real importância que as autoescolas exercem na sociedade, muito mais do que tirar a habilitação, o principal objetivo é levar conscientização através das aulas práticas e teóricas”, explica o presidente do Sindicato das Autoescolas do Ceará, Eliardo Martins. 

É nas aulas de legislação que os alunos aprendem sobre as leis e as normas que devem seguir. Nas aulas de direção veicular, os alunos colocam a teoria em prática sob os cuidados de um instrutor capacitado e preparado. “O que observamos é que ainda é latente a cultura de um jovem aprender a dirigir em casa. Muitas vezes com o pai, a mãe, um tio ou irmão ensinando de forma inadequada e acabam trafegando nas vias públicas sem a formação adequada”, destaca Eliardo.   

Somente através de uma autoescola que o cidadão tem acesso à educação para o trânsito. “O instrutor tem o papel de conscientizar seus alunos sobre as melhores práticas na direção contribuindo para a segurança no trânsito”. Entre os riscos de dirigir sem CNH, está o de causar acidentes e até o de ser preso. “Dirigir sem habilitação é uma infração de trânsito prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Caso gere algum perigo de dano é previsto o enquadramento no crime de trânsito do artigo 309 do CTB com a possibilidade de detenção de seis meses a um ano”, finaliza o presidente. 

Suyane Costa