Médico e escritor lança obra com maior poema escrito da língua portuguesa na XIV Bienal Internacional do Livro no Ceará
Será lançado na próxima sexta-feira (18), às 16h30, o livro “Romance d’O Cruzeiro Isolado e o Parangolé do Fuxico do Vai-e-Volta”, de autoria do médico e escritor cearense Sávio Pinheiro. O lançamento acontecerá no espaço Praça do Cordel, durante a XIV Bienal Internacional do Livro no Ceará, e contará com apresentação de Dadá Moreira da música tema do livro, “Casamento Apressiguido”, de Ivon Curi. A obra conta com ilustração de Klevisson Viana e é uma produção das editoras Tupiniquim e Karuá.
O “Romance d’O Cruzeiro Isolado e o Parangolé do Fuxico do Vai-e-Volta” é um poema épico, lírico e romanceado conduzido por dois protagonistas aventureiros, Parangolé e Zé Lotero, que fazem um passeio pelo tempo e pelos costumes e saberes do cariri cearense, em especial de Várzea Alegre, terra natal do autor, em busca de quebrar uma maldição jogada por um fanático contra a sua família, que estaria livre após o lançamento de uma peça cordelística.
O autor evoca, na história de Parangolé e Zé Lotero, o encantado mundo do sertão, explorando suas tradições míticas e místicas, costumes e imagens líricas com o intuito de aquecer o imaginário do leitor. Nas viagens fantásticas realizadas no lombo do Jumento Nosso Irmão e da Burrinha Gasolina, Sávio Pinheiro combina fragmentos de realidade x ficção que tornam a leitura do livro instigante e divertida. No romance epopéico de 600 páginas, 1.872 estrofes e 13.100 versos, o escritor se inspira nas grandes epopeias da velha guarda do cordel e trabalha com a heráldica no que pode ser considerado o maior poema escrito na língua portuguesa, superando o clássico “Os Lusíadas”.
O autor bebe nas mesmas fontes de inspiração de Ariano Suassuna e propõe, por meio de sua obra, trazer o mundo para o cordel e assim dar ao gênero o lugar de destaque que merece na literatura brasileira. O impactante poema nasceu para laurear o romance de cordel tradicional de trinta e duas páginas e para homenagear os Doze Pares de França, não só a tropa de elite do Rei Carlos Magno, que governou o império francês no final do século VIII e início do século IX, mas a versão romanesca medieval do século XII, que tanto inspirou a velha guarda do cordel brasileiro com este marco histórico.
Sobre o autor
Sávio Pinheiro é médico e escreve cordéis, sonetos, textos em prosa, na tentativa de desmistificar o preconceito de gêneros e sintaxes. É autor de dezenas de folhetos, da trilogia DEDO DE PROSA, PUNHADO DE VERSOS, com os livros “Marco do Miolo”, “Estrela Dalva” e “Debulha de Palavras”; do romance “Trilhas e Medos”, no prelo, ambientado na Chapada do Araripe; do poema épico “Romance do Cruzeiro-Isolado e o Parangolé do Fuxico do Vai-Volta”, maior poema da Língua Portuguesa. É membro da Academia Brasileira de Literatura de Cordel, da Academia dos Cordelistas do Crato, do Instituto Cultural do Cariri, da Academia Cedrense de Letras e da Academia Cearense de Médicos Escritores. Participou da revista “Itaytera” Nº 49 (2020), Nº 50 (2021), Nº 51 (2022); da “Itaytera” especial sobre os centenários de Madre Feitosa (2021) e do professor José Newton Alves de Sousa (2022); da Antologia do Centenário do Cedro (2020) e do livro de graça na praça “A Caverna Encantada – Mitos e Lendas do Cariri” (2021).
SERVIÇO
Lançamento do livro “Romance d’O Cruzeiro Isolado e o Parangolé do Fuxico do Vai-e-Volta”, de Sávio Pinheiro
Data: 18 de novembro, às 16h30
Local: Praça do Cordel – XIV Bienal Internacional do Livro do Ceará (Centro de Eventos)