Mercado de startups promove protagonismo feminino

Mercado de startups promove protagonismo feminino

Segundo o relatório disponibilizado pela Global Entrepreneurship Monitor, atualmente cerca de 30 milhões de mulheres empreendem no Brasil, correspondendo a quase 49% do mercado empreendedor. Com a ascensão da mulher no mercado de trabalho e o aumento da sua influência como consumidora, as empresas ampliaram as oportunidades de desenvolvimento e vendas de produtos e soluções voltadas para o público feminino. No segmento de startups, por exemplo, diversas mulheres lideram projetos ou criam soluções pensadas para mulheres. 

Algumas destas iniciativas estão sendo acompanhadas de perto pelo Programa Corredores Digitais, maior programa de desenvolvimento de negócios inovadores do Ceará. É o caso da Unin, plataforma que faz conexão entre pessoas, marcas e conteúdos digitais de acordo com preferências. Criada com objetivo de alcançar o público feminino, a iniciativa é liderada por duas mulheres. 

“Trazer inovação para o público feminino pode significar a “virada de chave” que muitas mulheres precisam para saírem de situações de dependência e vulnerabilidade, muitas vezes ocasionadas por falta de informação, alinhada à falta de suporte e de oportunidades. Mas a inovação precisa vir focada em resolver os reais problemas dos diversos subgrupos e classes sociais deste público”, compartilha Bruna Bertuzzi, CEO da Unin.

Outro exemplo é a Freedas, uma plataforma digital que conecta assessoria remota a quem deseja contratar seus serviços. O objetivo da iniciativa é promover o empreendedorismo e trazer inovação para o público feminino. “Queremos incentivar novas possibilidades de crescimento profissional e independência financeira, através do empreendedorismo feminino”, conta Priscilla Garcia, CEO e co-fundadora da Freedas.

Atualmente, o Programa Corredores Digitais possui 31,85% de participação feminina na jornada de criação, 33,33% na jornada de tração e 24,8% na jornada clusters. A equipe técnica do programa tem destaque para a atuação feminina, com 60% de mulheres à frente de cargos de gestão, coordenação, agentes e desenvolvedoras.

Sobre o Corredores Digitais
O Corredores Digitais é um programa de inovação voltado para o desenvolvimento de empresas, produtos e negócios em áreas estratégicas da economia do Estado. É realizado pelo Governo do Ceará, por meio da Secitece. A iniciativa atende projetos inovadores em diferentes fases, oferecendo acesso a benefícios, mentorias, vantagens de empresas parceiras, capacitação e networking.

Suyane Costa