Move Ceará vai até Iguatu para ouvir setor produtivo do Centro Sul do Estado

Move Ceará vai até Iguatu para ouvir setor produtivo do Centro Sul do Estado

Na próxima terça-feira (17), o Move Ceará chega a Iguatu, na macrorregião Centro Sul, para debater as estratégias prioritárias para o desenvolvimento econômico local. O projeto da Assembleia Legislativa do Ceará e da plataforma Trends CE reúne representantes dos treze municípios da região para ouvir as demandas dos setores produtivos de Agronegócio e Agricultura Familiar, Comércio e Saúde. O encontro irá acontecer no auditório da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Iguatu, a partir das 10h.

O Centro Sul ocupa uma área de cerca de 11 mil quilômetros quadrados de extensão no Estado, com quase 400 mil habitantes, segundo dados do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece) de 2017. Acopiara, Baixio, Cariús, Catarina, Cedro, Icó, Iguatu, Ipaumirim, Jucás, Orós, Quixelô, Saboeiro e Umari são os municípios que compõem a macrorregião, que reúne grande diversidade de vocações econômicas.

Iguatu e Icó se destacam economicamente na região de planejamento. Iguatu (77%) e Orós (75%) tem maioria da população urbana, enquanto Acopiara (49%), Icó (46%), Catarina (46%), Cariús (44%) e Quixelô (32%) são municípios eminentemente rurais, de acordo com levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

Principal cidade do Centro Sul, Iguatu tem PIB de cerca de R$ 1,6 bilhão e ocupa o 11º do ranking de participação no PIB estadual, de acordo com dados do IBGE de 2019. O município tem grande potencial do setor de comércio atacadista. A macrorregião, que participa com 2,56% do PIB total do Ceará, também se destaca pela capacidade produtiva na agropecuária e pela expressiva bacia leiteira.

A agropecuária e a agricultura familiar são as vocações econômicas de maior evidência na macrorregião. Em 2019, Iguatu ocupava o sexto lugar no ranking entre os municípios cearenses com maior participação na agropecuária, . 

O Move Ceará
Fruto da parceria entre a Assembleia Legislativa do Ceará, por meio do Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos, e a plataforma de negócios TrendsCE, o Move CE se dedica à priorização de ações de curto prazo, por meio da escuta ativa dos principais agentes estratégicos e atores do setor produtivo do Estado, a partir da realização de 14 encontros regionais, um em cada macrorregião cearense. 

Nesta etapa do projeto, a TrendsCE, a Assembleia Legislativa, por meio do Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos, parceiros e entidades do setor produtivo realizam reuniões para traçar planos e metas capazes de promover resultados de impacto na economia cearense a partir da identificação dos setores prioritários de cada macrorregião percorrida.

Plataforma
Todo o levantamento estratégico das macrorregiões do Ceará está disponível na plataforma Move Ceará (www.movece.com.br), que agrupa o acervo completo de notícias e materiais acerca dos trabalhos em desenvolvimento no Estado.

Encontro Move Ceará – Macrorregião Centro Sul
Data: 17 de maio de 2022
Horário: 10h – Agronegócio e Agricultura Familiar
Onde: Auditório da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Iguatu. R. Dr. João Pessoa, 897 – Centro, Iguatu
Informações: coord.move@trendsce.com.br

Suyane Costa