Musicalidade é destaque na programação virtual do CCBNB
A programação virtual do Centro Cultural Banco do Nordeste desta semana está musical. Na sexta-feira, 6 de agosto, às 20h, a cantora Jordania Martins, natural de Crato-CE, lança o seu primeiro show totalmente inédito e autoral, “Cru e Orgânico”, que busca transmitir ao público a sensação de aproximação, apesar das barreiras de distanciamento social em razão da pandemia. As canções trazem reflexões sobre aspectos particulares e gerais do cotidiano, a exemplo da importância de demonstração do afeto e do diálogo e das várias questões íntimas que o ser humano carrega dentro de si.
No sábado, às 20h, o violonista Samuel Rocha apresenta o Baile do Zé Limpeza, um tributo aos compositores nordestinos e um resgate dos ritmos que embalaram os terreiros e salões de um Brasil atemporal. Neste trabalho, ele mexe com o imaginário e com as emoções dos aficionados pela boa música instrumental brasileira.
A performance seguinte é da Banda Ouse, na noite do mesmo sábado, às 21h. O grupo traz o repertório de shows “Ouse, Ocupe!” e “Bruta Flor”, gravados durante a pandemia, com músicas que possuem características fortes, mesclando timbres agressivos e texturas instigantes e envolventes. As letras abordam temas sobre desconstruções de padrões sociais, as relações interpessoais contemporâneas e autoconhecimento.
No domingo, às 16h, o público poderá conferir o show Raízes, um diálogo entre as letras e canções dentro dos processos criativos do cantor e compositor cearense Riccelly Guimarães. As raízes destes processos sustentam-se nas bases da literatura popular e universal, que vão desde os cantadores repentistas nordestinos até os escritos quase sonoros de Saramago e Guimarães Rosa. As canções que compõem o espetáculo são ramificações de textos escritos ao longo da carreira do artista.
Ainda no domingo, às 17h, o cantor e compositor Pingo de Fortaleza conta um pouco sua trajetória artística e interpreta alguns de seus maiores sucessos, em voz e violão. Em seguida, às 20h, a cantora cajazeirense Laura Freire presta uma homenagem ao compositor Naldinho Braga, personalidade importante para o cenário musical cajazeirense, com músicas cheias de ritmos nordestinos, poesia e personalidade sonora.
Confira a programação completa a seguir e acompanhe as atrações no canal do CCBNB no YouTube:
Dia 5, quinta-feira
Literatura
16h – Lançamento de livro: Breviário | Bruno Paulino
18h – Contando histórias com teatro de objetos | Fran Calixto
Troca de Ideias
20h – Trajetória cinematográfica: João Carlos Beltrão
Dia 6, sexta-feira
Criança e Arte – Contação de Histórias
16h – As aventuras de Ananse | Cia Beradeiros em Cena
Artes Cênicas – Teatro
18h – Do lado de fora | Coletivo Girassóis
Música Vocal
20h – Cru e Orgânico | Jordania Martins
Dia 7, sábado
História Passo a Passo
14h – Fortaleza a Pé – Patrimônio histórico Centro de Fortaleza x Educação Patrimonial Turismo Cultural
Tradição Cultural | Gerson Linhares
16h – Quintal de ofícios – Barro | Maria das Dores Araújo e Maria do Socorro Monteiro
Artes Visuais – Exposições
18h – Matriz de Cabeça | Cris Peres
Música Instrumental
20h – Baile do Zé Limpeza | Samuel Rocha
Música Vocal
21h – Banda Ouse
Dia 8, domingo
Música Vocal
16h – Raízes | Riccelly Guimarães
17h – Pingo de Fortaleza Solar
Artes Cênicas – Teatro
18h – Que Horas “ELA” Vem Para o Chá? | Coletivo Dama Vermelha
Música Vocal
20h – Laura Ferreira