Nossa Defensoria: nova ferramenta é apresentada nesta sexta-feira (30) aos usuários
A Defensoria Pública do Estado apresentou oficialmente nesta sexta-feira (30/07), no evento Defensoria em Defesa da Vida, um novo canal de atendimento – a Nossa Defensoria – aplicativo que otimiza o acesso aos serviços da instituição, dando mais autonomia aos assistidos e assistidas, possibilitando que o usuário compartilhe suas demandas, solicite orientações jurídicas, informações processuais, realize seus agendamentos e interaja com a Defensoria Pública.
Apresentado pela coordenadoria das Defensorias da Capital, Sulamita Teixeira, a “Nossa Defensoria” possibilitará também a integração das atividades dos colaboradores e defensores de forma organizada, agilizada e prática, criando assim uma plataforma única e facilitando o serviço em todas as comarcas, tanto no interior, quanto na capital.
Desde abril deste ano, as etapas para desenvolvimento do aplicativo estão sendo implementadas. A coordenadora explica que a fase inicial contou com a migração para um novo sistema de triagem (MULTI), criado na pandemia para contabilizar o atendimento remoto, e que possibilita o cadastro e fluxos dos atendimentos.
“Vermos os planejamentos que fizemos tomando forma é uma grande alegria. Com a Nossa Defensoria podemos solidificar os atendimentos remotos, com autonomia aos usuários. Trata-se de um sistema de fácil manuseio, prático e que irá centralizar todas as informações referentes aos assistidos e processos possibilitando agilidade nas buscas e acessos à informações. Trará enormes benefícios tanto internamente para defensores(as) e colaboradores(as), quanto para a sociedade”, ressaltou Sulamita Teixeira.
A nova ferramenta utiliza a tecnologia PWA (Progressive Web App), sendo acessada por meio de link, dispensando a necessidade de baixar o software nas lojas virtuais (Apple Store, Google Play entre outras), pois roda diretamente no navegador do dispositivo. Este novo modelo de aplicação combina recursos oferecidos pelos mais modernos navegadores, com as vantagens de uso de um celular, sendo compatível com todos os sistemas.
O desenvolvimento do aplicativo atende a um compromisso da gestão de fortalecer o suporte tecnológico dentro da instituição e chega à concretude complementando a implementação de dezenas de ferramentas desenvolvidas durante a pandemia a fim de garantir o acesso da população no atendimento remoto.
A defensora pública geral Elizabeth Chagas comemora mais essa conquista. “Desde o início da minha gestão tenho como prioridade promover avanços tecnológicos na Defensoria Pública. Com a chegada da pandemia, esses projetos tiveram que correr e é por meio do somatório de esforços que temos conseguido inovar. Só construímos novas formas, caminhando juntos. Temos um site responsivo e com alta acessibilidade, o atendimento virtual com a Dona Dedé, WhatsApp Business, atendimento telefônico automatizado e agora o aplicativo Nossa Defensoria. É um passo importante, diante de um contexto geral tão difícil para todos, nossa instituição apontar rumo ao crescimento e aperfeiçoamento de canais para atendimento da população”, pontuou.
Entre as funcionalidades do aplicativo estão: Meus documentos, que funciona como uma pasta virtual para compartilhamento da documentação necessária para o andamento das demandas encaminhadas; a aba Processos, que vai permitir o acompanhamento processual, verificando se existe alguma solicitação de documentação complementar ou audiências; e ainda a opção de Agendamentos, que é uma agenda online de atendimento, onde informará sempre que tiver agendamento, orientando sobre o local, a data e horário.
Saiba como utilizá-lo:
1) Após ter acessado o link, abra o aplicativo.
2) Selecione a opção “Cadastre-se”
3) Preencha todos os dados solicitados: Nome Completo, E-mail e defina uma senha de acesso que deve ter no mínimo 8 caracteres.
4) Você vai receber um e-mail de confirmação no endereço de e-mail informado. Acesse-o e informe o código no aplicativo.
5) Após validação, seu login será realizado e pronto, você já poderá usar o Nossa Defensoria e desfrutar de todas as novidades
6) Para o primeiro atendimento é necessário, ao clicar em “Novo Atendimento”, finalizar o cadastro informando dados pessoais.
Conheça os benefícios da Tecnologia PWA
pode ser usado em qualquer browser ou dispositivo;
envio de notificações;
funciona offline;
atualiza automaticamente;
permite inserir ícone integrado na tela principal do celular;
acesso a recursos dos equipamentos, como câmera, galeria, contatos e geolocalização;
oferece experiência similar a um app nativo.