Nova Gestão do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Ceará completa 100 dias de atuação
A Nova Gestão do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Ceará (CAU/CE) completou 100 dias de atuação, em abril. Empossada em janeiro, a gestão assume a direção do órgão para o triênio 2021-2023, composta pelo presidente, Lucas Rozzoline, vice-presidente, Henrique Alves, e Conselho Diretor composto por presidente e coordenadores das comissões ordinárias do CAU/CE, cuja finalidade é fortalecer a relação entre o presidente e o Plenário, estabelecendo a integração com as comissões e auxiliando-o nos atos relativos ao exercício da Presidência.
Nestes 100 dias, a gestão priorizou ações como a organização interna do órgão e o alinhamento estratégico da comunicação, visando o melhor diálogo com os profissionais e o público. Além disso, pretende estabelecer parcerias institucionais com órgãos públicos, instituições de classe, universidades e a sociedade. Nesse sentido, alguns diálogos já foram efetivados com o SEBRAE, SENAI, SEUMA, Corpo de Bombeiros, Secretaria Regional V e UniFAP, de Juazeiro do Norte.
“Queremos construir uma gestão aberta ao diálogo com arquitetos e urbanistas, estudantes de arquitetura, órgãos públicos, instituições, universidades e a sociedade em geral. O objetivo é estreitar o relacionamento com estes órgãos e a sociedade, na busca por melhorias para os profissionais de arquitetura e urbanismo, e o diálogo com a cidade, visando a construção de uma arquitetura possível a todos”, ressalta Lucas Rozzoline, presidente do CAU/CE.
O triênio (2021-2023) possui a gestão mais jovem a assumir o Conselho no estado, trazendo equidade e diversidade de gênero ao conselho gestor do órgão, composto em sua maioria por mulheres aos cargos de conselheiras.
Sobre o CAU/CE
O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Ceará (CAU/CE) é uma autarquia federal, com jurisdição estadual, vinculada ao Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) e aos Conselhos de Arquitetura e Urbanismo dos Estados e do Distrito Federal (CAU/UF), também criados no bojo da Lei nº 12.378, de 31 de dezembro de 2010. Além da prerrogativa legal expressa no § 1º do Art. 24º da Lei 12.378/2010, o CAU/CE incorporou aos seus propósitos contribuir para o debate dos problemas arquitetônicos e urbanísticos do estado e a sua pronta elucidação e resolução.
Instalado em Fortaleza em 14 de dezembro de 2012, representa o conjunto de profissionais de Arquitetura e Urbanismo do estado. O CAU/CE tem sua atenção voltada à discussão sobre a cidade e o território; à formação e capacitação continuada dos profissionais de Arquitetura e urbanismo; e à ampliação da atuação dos arquitetos e urbanistas no que tange à responsabilidade quanto à obra construída e ao reconhecimento e à premiação das boas práticas profissionais.