Número de brasileiros com mais de 40 anos cresce no mercado de trabalho

Número de brasileiros com mais de 40 anos cresce no mercado de trabalho

O mercado de trabalho está em constante transformação, e isso é refletido no perfil ideal do profissional buscado pelas empresas. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, no segundo trimestre deste ano houve um aumento nas contratações de funcionários com idade acima de 40 anos.

Nessa faixa etária, o número de pessoas empregadas ou procurando oportunidades no mercado de trabalho passou de 42,9% no 4º trimestre de 2019 para 44,1% no segundo trimestre deste ano, um aumento de 1,7 milhão.

Segundo um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 57% da força de trabalho no País terão mais de 45 anos em 2040. E as empresas já caminham por esse lado, com cada vez menos preconceitos contra os chamados “Profissionais Maduros”.

“O mercado tem sido hostil com profissionais mais experientes. Há uma certa preferência no mercado por um público mais jovem para as vagas em virtude de suas expectativas salariais e produtividade potencialmente mais alta”, afirma o especialista em reestruturação comercial, Diego Azevedo, que aos 40 anos quase ficou fora do mercado de trabalho quando sua empresa praticamente quebrou.

Ele percebeu que o mercado estava sendo tomado por profissionais com a metade da sua idade. Para competir de igual para igual com a nova geração, ele procurou se reinventar por completo, e se modernizar em conceitos como marketing, vendas e inovação.

“Eu entendi que tinha toda uma trajetória e experiência que valiam muito e que eu também poderia aprender o que eles sabiam. Foi o que fiz. Passei um ano inteiro estudando tudo o que via de vendas pela frente, apenas para sair da inércia. Deu muito trabalho e pensei em desistir várias vezes, mas segui em frente. Hoje conquistei um posicionamento e autoridade em reestruturação comercial, habilitado para atender qualquer empresa”, diz.

A questão principal é que apesar da experiência, qualquer profissional precisa se reciclar, se adaptar e às vezes se reinventar por completo. O mercado tem mudado em ritmo cada vez mais acelerado e essas transformações cobram um alto preço dos profissionais. Quem não se renova perde espaço.

Na medida que as empresas se deparam com profissionais com esse perfil profissional e que demonstram domínio em novas tecnologias, métodos e linguagens atuais, dentro das suas áreas de atuação, mais oportunidades vão surgir.

Suyane Costa