O Pequeno Nazareno celebra Dia Nacional do Educador Social com ações para famílias em situação de rua nos dias 16 e 17 de setembro

O Pequeno Nazareno celebra Dia Nacional do Educador Social com ações para famílias em situação de rua nos dias 16 e 17 de setembro

A iniciativa social vai atender crianças e jovens na região do Parque Bisão, no Mucuripe, e famílias da Ocupação Rita Germana, no bairro Vicente Pinzon

A Associação Beneficente O Pequeno Nazareno (OPN) realizará, nos dias 16 e 17 de setembro, em alusão ao Dia Nacional do Educador Social – celebrado no dia 19 de setembro –  ações sociais para crianças, jovens e famílias em situação de rua nos bairros Mucuripe e Vicente Pinzon.

Na quinta-feira (16), das 15h às 17h, a equipe da associação irá realizar atividades lúdicas de contação de história, oficina de pintura e jogos pedagógicos para crianças e adolescentes em situação de rua, no entorno do Parque Bisão, no Mucuripe. Já na sexta (17), das 15h às 20h, moradores da Ocupação Rita Germana, no Vicente Pinzon, receberão ações para crianças e adolescentes com atividades lúdicas, jogos educativos, oficina de pinturas e torneio com jogos de tabuleiro. Além da assistência infantil, também serão ofertadas atividades de autocuidado, com equipe psicossocial do Projeto Abrace para mães moradoras da ocupação, culminando com cineclube e distribuição de pipocas.

Realidade brasileira

Em relatório recente do O Pequeno Nazareno, realizado em parceria com o Centro Internacional de Estudos e Pesquisas sobre a Infância, em convênio com a PUC– Rio (CIESPI/PUC–Rio), em maio de 2020, que investigou 17 cidades brasileiras com mais de 1 milhão de habitantes com o objetivo de analisar a qualificação e a eficácia das políticas públicas no atendimento a crianças e adolescentes em situação de rua, a associação constatou que 85% das crianças moradoras de ruas são negras ou pardas; 42% afirmam não frequentar a escola e 72% disseram que já trabalham.

A pesquisa também relatou os motivos pelos quais essas crianças e jovens não estão em casa. 28% disseram ser submetidos à exploração no trabalho, 24% buscavam liberdade ou diversão, 20% tinham conflitos familiares e 28% outros motivos. Em relação às violências sofridas, 42% afirmaram ter sofrido agressões físicas, 41% assinalaram serem vítimas de agressões verbais.

Ao todo, 215 participantes responderam a pesquisa. Desse número, todos responderam já terem sofrido algum tipo de violência, assinalando o total de 577 respostas, dado que mais de uma opção podia ser marcada no questionário. Isso significa que cada criança ou adolescente sofreu, em média, 3 tipos diferentes de violência em seu curto período de vida.

Projeto Abrace

O projeto ABRACE é uma realização da Organização Beneficente O Pequeno Nazareno (OPN), com apoio da Petrobras, e tem por objetivo a promoção, proteção e defesa de crianças e adolescentes em situação de rua, vítimas do trabalho infantil e da exploração sexual, nas comunidades da Praia do Futuro I e II, Vicente Pinzon, Cais do Porto e Mucuripe, bairros situados na cidade de Fortaleza, no Ceará, e que, embora estejam entre as principais zonas turísticas e econômicas da cidade, são locais de extrema pobreza e resultado da histórica desigualdade social que se estabeleceu na capital, sendo uma das mais desiguais do planeta.

Sobre a Instituição O Pequeno Nazareno

A instituição O Pequeno Nazareno foi fundada em  1993, em Fortaleza, pelo alemão Bernd Josef Rosemeyer, mais conhecido como irmão Bernardo. Em 1995 foi adquirido o sítio em Maranguape, onde estabeleceu um acolhimento para crianças e adolescentes em situação de rua. Em 2003, Bernardo voltou a Recife para abrir a primeira filial da organização, com um local de apoio na Rua da Aurora, bairro da Boa Vista, e um acolhimento em Vila Velha, Itamaracá. Em 2013, abriu mais uma filial em Manaus/AM.

Em 2005 a organização lançou a campanha nacional “Criança Não é de Rua”, para reivindicar uma política nacional para jovens em situação de vulnerabilidade social. Depois desse momento, a campanha passou a contar com a participação de 600 entidades parceiras, distribuídas em todos os estados brasileiros. Em 2010, a ação se tornou uma rede nacional permanente de organizações que lutam pelos direitos de crianças e adolescentes em situação de rua, coordenada por representantes de 10 organizações das cinco regiões do país.

Atualmente, O Pequeno Nazareno possui uma plataforma multidisciplinar de atendimento nas áreas de Educação (Educação Social de Rua, Educação Profissionalizante), Assistência Social (Acolhimento Institucional e Apoio Psicossocial às Famílias) e Direitos Humanos (Sensibilização e mobilização social), responsável por atender mais de 1.000 crianças, adolescentes em situação de rua e suas famílias, por ano, articulando mais de 1.300 defensores em sua rede de relacionamentos, com mais de 200 mil pessoas sensibilizadas por suas ações, das quais 25 mil estão mobilizadas permanentemente pelo projeto.

Serviço

O Pequeno Nazareno – Atividades Dia Nacional do Educador Social

OndeEntorno do Parque Bisão – Mucuripe e Ocupação Rita Germana – Vicente Pinzon

Quando: 16 de setembro (quinta-feira) – 15h às 17h | 17 de setembro (sexta-feira) – 15h às 20h

Mais informações: Manoel Torquato, Coordenador de Projetos da Associação O Pequeno Nazareno. (85) 98828.2288

Suyane Costa