O Pequeno Nazareno realiza workshop e webinar para 400 jovens e adolescentes em situação de vulnerabilidade social em Fortaleza
A iniciativa é patrocinada pela Casa Civil do Governo do Estado do Ceará e faz parte do Projeto Gente Grande, realizado pela instituição beneficente, com o objetivo de capacitar e dar a oportunidade do primeiro emprego para jovens e adolescentes entre 14 e 24 anos
A Organização da Sociedade Civil (OSC) realizará na próxima segunda-feira (02/08), das 10h às 12h, mais uma série de workshops do Projeto Gente Grande, que tem por objetivo oportunizar conteúdos sobre capacitação profissional e inserção de jovens e adolescentes, entre 14 e 24 anos, no mercado de trabalho e dessa forma ampliar o universo informacional desse público sobre os temas. Ao todo serão 14 workshops e 1 webinar, com transmissão ao vivo pelo Canal do Youtube da instituição. Para participar, os interessados devem fazer cadastro prévio, por meio do link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdV0EsRSzNhLbN2Nhk-oZ25G0bJxzr9K0VRu1NMiLNV1Q5n6w/viewform .
O Projeto Gente Grande existe desde 2008 e consiste na oferta de cursos profissionalizantes nas áreas de auxiliar administrativo e auxiliar de varejo. Os cursos possuem 25 e 26 módulos independentes, respectivamente, ministrados de forma cíclica e continuada, permitindo que os participantes ingressem a qualquer momento do ano.
Os módulos são aplicados em 14 Workshops, em ambiente virtual pela Plataforma Zoom, com transmissão ao vivo pelo Canal do Youtube da OPN. Cada Workshop conta com convidados especialistas nas temáticas abordadas, acompanhamento de professores/tutores, atividades individuais complementares de reforço e chat para interação entre os participantes. A realização dos Workshops virtuais conta também com a presença de intérpretes de libras, garantindo a acessibilidade para pessoas com deficiência auditiva.
Entre os temas dos workshops estão: Primeiro emprego e os desafios para ingresso no mercado formal; Comunicação Oral e Escrita; Inclusão Digital; Diversidade Cultural Brasileira no Mundo do Trabalho; Direitos Trabalhistas, Previdenciário e Cotas; Saúde e Segurança no Trabalho; Organização, Planejamento e Controle do Processo de Trabalho; Direitos Humanos e Trabalho: Gênero, Orientação Sexual, Raça, Etnia, Credo Religioso e Idade; Educação para o Consumo; Educação Ambiental no Mundo do Trabalho; Relações Interpessoais e Trabalho em Equipe; Educação Fiscal; Marketing Pessoal e Formas Alternativas de Geração de Trabalho, Renda com Enfoque na Juventude.
Além dos Workshops, o projeto Gente Grande prevê a realização de um Webinar para adolescentes e jovens das organizações formadoras do estado do Ceará, para apresentação das boas práticas do mercado de aprendizagem no estado. O Evento terá a participação das empresas que mais apoiam a política de aprendizagem, do Ministério Público do Trabalho e das organizações sociais que executam a formação de aprendizes.
Impacto do Projeto Gente Grande em números
O projeto é dedicado especificamente à população em situação de vulnerabilidade social extrema, no qual 96% dos adolescentes que participam do programa de aprendizagem da organização são de escolas públicas, 76% são de famílias beneficiárias pelo bolsa família, 99% tem renda familiar inferior a 1 salário mínimo, sendo 77% com renda inferior a ¼ do salário mínimo e 70,5% vivem em áreas de risco.
Essa combinação de fatores leva a maioria destes adolescentes e jovens a buscar a sobrevivência no mercado informal precarizado ou em atividades consideradas ilícitas, a abandonarem a escola e reproduzir o ciclo de pobreza que herdaram dos pais, perpetuando a desigualdade social e de oportunidades.
Por isso, a oportunidade de profissionalização associada a possibilidade de inserção no mercado de trabalho, por meio do programa, tem impactos econômicos e sociais fundamentais para o público do projeto. O ingresso de meio salário mínimo representa um aumento significativo na renda familiar desse público, na melhoria da qualidade de vida e da própria auto estima dos adolescentes e jovens participantes do projeto. A qualificação profissional aumenta suas chances de ingressar no mercado formal, de ter direito a um trabalho seguro e compatível ao seu desenvolvimento humano, influenciando diretamente na redução das desigualdades e dos índices de homicídio e gravidez na adolescência.
Sobre O Pequeno Nazareno
A Organização Social O Pequeno Nazareno foi fundada em 1993, em Fortaleza, por Bernd Josef Rosemeyer, mais conhecido como Bernardo. Em 2003, Bernardo abriu a primeira filial da organização em Recife. Em 2013, abriu mais uma filial em Manaus/AM.
Em 2005 a organização lançou a campanha nacional “Criança Não é de Rua”, para reivindicar uma política nacional para jovens em situação de vulnerabilidade social. Depois desse momento, a campanha passou a contar com a participação de 600 entidades parceiras, distribuídas em todos os estados brasileiros. Em 2010, a ação se tornou uma rede nacional permanente de organizações que lutam pelos direitos de crianças e adolescentes em situação de rua, coordenada por representantes de 10 organizações das cinco regiões do país.
Atualmente, O Pequeno Nazareno possui uma plataforma multidisciplinar de atendimento nas áreas de Educação (Educação Social de Rua, Educação Profissionalizante), Assistência Social (Acolhimento Institucional e Apoio Psicossocial às Famílias) e Direitos Humanos (Sensibilização e mobilização social), responsável por atender mais de 1.000 crianças, adolescentes em situação de rua e suas famílias, por ano, articulando mais de 1.300 defensores em sua rede de relacionamentos, com mais de 200 mil pessoas sensibilizadas por suas ações, das quais 25 mil estão mobilizadas permanentemente pelo projeto.
Serviço
Workshop e Webinar Projeto Gente Grande
Data: 02/08, das 10h às 12 horas.
Inscrições: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdV0EsRSzNhLbN2Nhk-oZ25G0bJxzr9K0VRu1NMiLNV1Q5n6w/viewform
Contato: Manoel Torquato, Coordenador de Projetos da Organização O Pequeno Nazareno, (85) 99781-5566.