Ocupação Parque Dragão realiza sarau de poesias e show musical gratuitos no próximo sábado (24)

Ocupação Parque Dragão realiza sarau de poesias e show musical gratuitos no próximo sábado (24)

A terceira edição do evento, fruto da parceria entre a Biblioteca Pública Estadual do Ceará, o Centro Cultural Porto Dragão e o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, presta homenagem ao escritor cearense Carlos Emílio Corrêa Lima

No próximo sábado (24), a partir das 18h, no Espaço Rogaciano Leite Filho, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC), acontece mais uma “Ocupação Parque Dragão”, que, neste mês, destaca a poesia e promove o encontro de diversos artistas cearenses em um grande sarau em memória de Carlos Emílio Corrêa Lima, literato cearense falecido em abril deste ano, que marcou a cena cultural de Fortaleza com suas rodas de conversa sobre poesia, sendo um dos idealizadores dos saraus que aconteciam no local da homenagem, e que contribuiu para a formação de novas gerações de escritores. Além da recitação de poemas por Má Dame, Ricardo Guilherme, Raul Agrela, Diego Landim, Samuel em Transe, Ricardo Kelmer, Tiago Arrais, Amyla Vida, Chris Rodrigues e Nego Gallo, a programação gratuita contará ainda com show de Assun.

Em alusão ao Dia Nacional dos Surdos, efeméride do dia 26 de setembro, e reafirmando o compromisso da Rede de Equipamentos da Secult-CE em democratizar o acesso à arte e à cultura, também por meio da acessibilidade, toda a programação contará com intérpretes de Libras.

Sobre o homenageado
Natural de Fortaleza, Carlos Emílio nasceu em 1956. Foi aluno do Curso de Letras da Universidade Federal do Ceará (UFC), Doutor em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), professor e editor. Escreveu “Solário – contos infantis para adultos” (1970), quando tinha menos de 14 anos, além de romances, poemas e ensaios, entre eles “A Cachoeira das Eras – A Coluna de Clara Sarabanda” (1979), “Além, Jericoacoara – O Observador do Litoral” (1982), “Ofos (1984), “Pedaços da História mais Longe” (1997); “Virgílio Várzea: os olhos de paisagem do cineasta do Parnaso” (2002), “O Romance que Explodiu” (2006) e “Maria do Monte: o romance inédito de Jorge Amado” (2008). 

Em 1976, junto a um grupo de escritores cearenses, criou a revista de cultura “O Saco”, considerada um marco da cultura cearense e que chegou a circular em outras capitais brasileiras. Anos depois, Emílio foi um dos responsáveis pela criação do grupo literário “Siriará”. Na década de 1980, escreveu resenhas literárias para os jornais “Última Hora” e “O Estado de São Paulo” (suplemento cultural) e para as revistas “Visão” e Isto É”.

Sobre a Ocupação Parque Dragão
A Ocupação Parque Dragão é um projeto colaborativo mensal entre a Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece), o Centro Cultural Porto Dragão e o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC), que convida o público a aproveitar uma agenda cultural inteiramente gratuita nas áreas abertas que interligam esses equipamentos da Secretaria da Cultura do Ceará, geridos em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM). 

SERVIÇO: 3ª Ocupação Parque Dragão
Data: 24 de setembro (sábado)
Horário: 18h
Local: Espaço Rogaciano Leite Filho, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Rua Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema)
Acesso gratuito e livre. Acessível em Libras

Suyane Costa