PECNORDESTE abre programação com casos de sucesso nos setores produtivos

PECNORDESTE abre programação com casos de sucesso nos setores produtivos

Resultados das ações de assistência técnica e gerencial no programa federal Agronordeste foram apresentados durante a palestra magna do evento

Ações com apoio de técnicos do SENAR foram destaque na abertura da XXIV edição do PECNORDESTE, que teve início nesta terça-feira (14), no auditório do Sebrae/CE. Com tema “Assistência Técnica e Gerencial com a apresentação de casos de sucesso do programa nas cadeias da apicultura, avicultura, bovinocultura, caprinovinocultura e fruticultura”, foram analisados os resultados que permitiram crescimento e melhoria nas técnicas de produção dos setores nos municípios do interior do Ceará.

Os casos de sucesso apresentados foram selecionados entre os mais de 3.000 produtores rurais beneficiados com o programa AGRONORDESTE – ATEG no estado. O técnico agrícola/agroindustrial José Aldy Torres, instrutor do SENAR/AR-CE, abordou a cadeia da apicultura; o segmento da avicultura foi conduzido pelo zootecnista Francisco Caio Vasconcelos; a bovinocultura foi representada pelo agrônomo Gerlan Dayvid Viana Matias; o caso sobre caprinovinocultura foi apresentado pelo agrônomo Dário Medeiros Bezerra; e a técnica em agropecuária Silviane Chaves Macedo ficou responsável pela cadeira da fruticultura.

Encerrando o momento, o seminário contou com a participação online de Daniel Carrara, Diretor Geral do SENAR, que abordou o tema. “Hoje o nosso modelo é reconhecido a nível nacional e internacional. Alguns países da África nos procuram para que a gente o implemente. A nossa missão é ter o produtor rural com dinheiro no bolso. Para isso, fizemos um enorme trabalho de capacitação em todos os estados do país”, afirmou Carrara na palestra. O diretor destacou ainda a importância do PECNORDESTE que, segundo ele, é um grande exemplo de transferência de tecnologia.

A palestra magna do PECNORDESTE foi transmitida ao vivo pelo Youtube, disponível no link: https://www.youtube.com/watch?v=bq2oGrEGlwQ.  

À tarde, a programação contou com o foco em dois setores produtivos: apicultura e equinocultura. Em debate, os temas: Apicultura Profissional; Própolis em tempos de pandemia; Como as abelhas brasileiras serão afetadas pelas mudanças climáticas?; Produtos fermentados derivados do mel; Produtos apícolas como superalimentos; Ação de fitoterápicos no reparo tecidual e cicatrização em equinos – relato de caso; Alimentação de cavalos atleta Desafios da suplementação de equinos a pasto; Como criar cavalos a pasto no Nordeste e Formação de carreira para novos cavaleiros.

Sobre o evento

Considerado o maior evento técnico-científico da agropecuária nordestina, o PECNORDESTE busca a capacitação de produtores rurais, estudantes e micro e pequenos empresários do setor através da abordagem de temáticas relevantes para o agronegócio e que impactam o dia a dia do produtor. Mais de 40 atividades fazem parte da programação técnica do evento, que engloba a participação de vários segmentos do agronegócio.

O retorno ao calendário de eventos do Estado, a XXIV edição do PECNORDESTE acontece pela primeira vez de forma online e totalmente gratuita para os participantes por meio de plataformas de streaming. O evento acontece de 14 a 17 de setembro com uma programação técnico-científica nas áreas de apicultura, aquicultura e pesca, avicultura, bovinocultura de leite, caprinovinocultura, equinocultura, suinocultura e nos segmentos da fruticultura, cajucultura, floricultura e da agroindústria. 

Suyane Costa