Programa Ecocidadão promove peça de teatro com foco na preservação do meio ambiente marinho
Sempre com foco no cuidado com o meio ambiente e no fomento à cultura, o Programa Ecocidadão, da Marquise Ambiental, sai em turnê com a circulação do espetáculo “Sal Menino Mar”. A jornada começa nesta sexta-feira (26), tendo como itinerário as cidades litorâneas de Fortaleza, Caucaia, Aquiraz, Eusébio e Jericoacoara. Em cada município, além da apresentação da peça, será ministrada a palestra “Os efeitos dos resíduos no mar”. As atividades serão realizadas de forma inteiramente gratuita, para estudantes de escolas públicas e contará com acessibilidade em Libras.
Esse projeto é patrocinado pelo Grupo Marquise, por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério do Turismo e Secretaria da Cultura; realizado pelo Grupo de Teatro Facetas Mutretas e Outras Histórias; e produzido por BoBox Produções.
A peça visa sensibilizar a sociedade e estimular a reflexão sobre o papel de cada um na preservação do Meio Ambiente e, no caso desse espetáculo especificamente, os rios e mares. De acordo com levantamento do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo, todos os anos, cerca de 190 mil toneladas de materiais plásticos são lançadas ao mar. Já estudo do Instituto Verde Luz afirma que, no Ceará, cerca de 10 mil tipos de resíduos diferentes foram encontrados no litoral de Fortaleza.
É justamente para mudar a realidade desses números que o espetáculo “Sal Menino Mar” conta, de forma lúdica e criativa, a história de Sal, um menino que vive no mar junto aos seres que habitam nas águas. Um dia ele ouve o lamento de uma concha que está sofrendo com a invasão de resíduos no seu habitat. Então Sal, o menino que vive no mar, começa a sua aventura que vai levá-lo ao fundo do oceano, encontrando diversos seres marinhos e enfrentando o monstro que está sujando o meio ambiente. No meio do percurso, Sal descobre que precisa de ajuda de todos, pois essa é uma batalha coletiva, onde cada um faz sua parte na sua casa, rua, bairro, escola e cidade.
“O Programa Ecocidadão já tem em seu portfólio muitos projetos exitosos em várias cidades do País – alcançando milhares de jovens. O objetivo é não apenas transmitir noções de educação ambiental para crianças, mas, acima de tudo, fazer com que essa conscientização se transforme em atitude positiva, incentivando a criação de novos hábitos para descarte de resíduos no cotidiano das mesmas”, lembra Vini Fernandes, gerente de marketing do Grupo Marquise.
A palestra “Os efeitos dos resíduos no mar” será ministrada pela Organização de Sociedade Civil Oceânica que, de forma bem didática, mostrará os principais resíduos que são depositados no mar por ação humana, bem como o tempo de degradação dos mesmos. Essa palestra também alcançará a comunidade pedagógica e professores, fomentando que, posteriormente, o tema seja aprofundado em sala de aula.
O Programa Ecocidadão
O Programa Ecocidadão há mais de 20 anos fomenta a conscientização socioambiental nas gerações futuras, por meio de ações de educação ambiental para a correta destinação dos resíduos sólidos. O público-alvo do programa são os jovens e crianças. Eles aprendem com peças teatrais, jogos interativos, atividades lúdicas, cartilha e jogo de tabuleiro gigante a descartarem dos resíduos de forma correta. Com décadas de atuação, o Programa está em constante evolução e, com quase duas décadas de atuação, expandiu do mundo analógico e ganhou espaço no universo digital. Com o game Academia de Ecocidadãos, pessoas de todas as idades poderão colocar em prática seus conhecimentos sobre sustentabilidade, aprender sobre cuidados com o meio ambiente e fazer a diferença no seu bairro e município.
Números do Programa Ecocidadão
2013 – 8 escolas visitadas; 3 mil crianças impactadas;
2014 – 25 escolas visitadas; 10 mil crianças impactadas
2015 – 102 escolas visitadas; 38 mil crianças impactadas;
2016 – 2 edições da Feira Massa, realizadas com apoio da Marquise Ambiental e do Grupo Marquise. Ambas as edições alcançaram 13 mil participantes; com 5.200 domicílios impactados, nos bairros Barra do Ceará e Jangurussu;
2017 – 4 edições da Feira Massa realizadas até o momento, nos seguintes locais de grade densidade populacional: Pirambu, Planalto Ayrton Senna, Itaperi e Caucaia;
2018 – Projeto Urbano Arte realizado em 33 polos em 21 bairros;
2019 – A peça O Presente de Cecília visitou oito cidades do País como: Fortaleza, Osasco, Taubaté, São Gonçalo, Manaus, Porto Velho, João Pessoa e Natal levando a mensagem sobre a importância de cuidar do meio ambiente no presente para preservar o futuro, alcançando 25 mil jovens e crianças.
2021 – A peça O Presente de Cecília passou por Caucaia, Maracanaú, Maranguape, Juazeiro do Norte, Crato, Nova Olinda, Guaramiranga, Pacoti, Jijoca de Jericoacoara e Sobral. Nessa etapa, foram alcançadas mais de 8 mil pessoas.
Serviço:
Programação em Fortaleza
Data: 26 de agosto, sexta-feira
Local: Fortaleza – Palestra na Escola São Rafael, na Praia De Iracema
Horário: 09h30
Data: 27 de agosto, sábado
Local: Estoril
Horários: uma apresentação às 16h e outra às 18h.
Programação em Caucaia
Data: 26 de agosto, sexta-feira
Local: Centrinho do Cumbuco
Horário: 16h30
Data: 29 de agosto, segunda-feira
Local: Escola Luzia Correia Sales
Horário: 08h