Programação semanal do CCBNB traz quadrilhas juninas, rock e blues

Neste sábado, 19, as quadrilhas juninas paraibanas Fazenda Brasil Caboclo e Matutos da Paz trazem o clima de São João para a programação virtual do Centro Cultural Banco do Nordeste, às 16h. Em seguida, às 20h, é a vez da quadrilha cearense Princesa do Cariri mostrar toda a alegria da festa popular nordestina. Como medida de segurança, em decorrência da pandemia de covid-19, os grupos se apresentam com um número reduzido de componentes. Até domingo (20), o CCBNB exibe uma variedade de atividades por meio do canal no YouTube.
No domingo, às 20h, o destaque é para o show comemorativo dos 20 anos da carreira de Felipe Cazaux. O cantor, guitarrista e compositor trabalha músicas com influência do Rock e do Blues. O artista transpõe barreiras de rótulos e faz seu próprio som, com pegada, energia e coesão. Uns chamam de “renovação do blues nacional”, outros, de Blues-Rock. Há até quem arrisque dizer que deveria ser criado um novo conceito para definir o que se ouve em trabalhos como o de Felipe Cazaux. O músico desponta como um dos maiores cantores de Blues do Brasil, tendo uma voz poderosa e inconfundível.
Ainda no mesmo dia, às 16h, o escritor e roteirista Bruno D’Almeida explica os elementos básicos para produção de um documentário: roteiro técnico, perguntas, cenário, figurino, maquiagem, planos de filmagem, som, edição e finalização que compõem uma obra audiovisual.
O diretor de cinema Alisson Severino convida o público para uma caminhada pelas calçadas de Fortaleza-CE, por meio da exibição de seu filme “Calçadas”, nesta quinta (17), às 20h. A programação de sexta (18) vem recheada de música. Às 16h, o guitarrista Caike Falcão une os ritmos pop e blues à cena roqueira cearense na terceira edição do “Rock in Home Nordeste”. Logo após, às 18h, a cantora Úrsula Feitosa apresenta o show intitulado “Flor de Maracujá”, com uma seleção de músicas que marcaram a MPB. Às 20h, o grupo musical Irmãos Vieira encerra a noite com o tradicional forró pé de serra.
Confira a programação completa:
Dia 17, quinta-feira
Literatura: 16h – A poesia, as redes sociais e a sua liberdade
Artes Visuais – Exposições: 18h – Dyógenes Chaves – Múltiplo e gráfico e tal
Cinema – Curtas: 20h – Filme Calçadas – (exibição e entrevista com o diretor)
Dia 18, sexta-feira
Música Vocal: 16h – Rock in Home II – Caike Falcão; 18h – Úrsula Feitosa- Show flor do maracujá (Fortaleza/CE); 20h – Irmãos Vieira – Anos de história no forró
Dia 19, sábado
Artes Cênicas – Dança: 16h – Programação Quadrilhas Juninas – 2021 – Dia 01
Criança e Arte – Contação de Histórias: 18h – Contação de Histórias – Quem conta um conto, aumenta um ponto
Artes Cênicas – Teatro: 20h – Quadrilha Junina Princesa do Cariri
Dia 20, domingo
Cinema – Longametragem: 16h – Oficina: Aspectos Básicos de um Documentário
Troca de Ideias: 18h – Trajetória Cinematográfica: André da Costa Pinto
Música Vocal: 20h – Felipe Cazaux – 20 Anos