Projeto da Comunidade Shalom inaugura cafeteria escola para formação profissional de pessoas em situação de rua

Projeto da Comunidade Shalom inaugura cafeteria escola para formação profissional de pessoas em situação de rua

Em parceria com o centro de convivência Casa São Francisco, o projeto da Comunidade Católica Shalom, “Amigo dos Pobres”, inaugurou no último sábado (06), a cafeteria escola “SH82 Café” com o objetivo de profissionalizar pessoas em situação de rua.

Localizado na rua Floriano Peixoto, no Centro de Fortaleza, o programa que já atua com a doação de alimentos e atendimentos sociais, agora também conta com a formação profissional e técnica de pessoas em vulnerabilidade financeira e social.

As aulas acontecem nos dias de segunda, terça, quinta e sexta-feira, nos turnos manhã, tarde e noite, com 2 alunos em cada horário. Na programação, está previsto que os aprendizes selecionados pelo próprio projeto recebam aulas teóricas e vivências práticas sobre atendimento ao público, manuseio e limpeza de equipamentos, fonte de nutrição dos alimentos e psicologia organizacional.

Segundo a coordenadora do projeto, Adalgisa Sá, “os treinamentos serão de três a cinco meses para o participante conseguir emprego nesse ramo. Também iremos oferecer uma carta de recomendação e continuaremos a acompanhar esses irmãos, mesmo após eles conseguirem ingressar no mercado de trabalho”.

O programa, que tem como objetivo central de profissionalizar e empregar pessoas em situação de vulnerabilidade social, também procura evangelizar e contribuir para reinserção da população desabrigada da capital cearense.
As empresas que desejarem fazer algum tipo de doação ou apoiar o projeto, devem entrar em contato com o Shalom Amigo dos Pobres, e marcar uma visita para conhecer de perto o programa.

Projeto “Shalom Amigo dos Pobres”

Em 2020, no início da pandemia de Covid-19, a Comunidade Católica Shalom iniciou o Projeto “Shalom Amigo dos Pobres” com o objetivo de amparar, alimentar e oferecer apoio espiritual às pessoas em situação de rua que ficaram sem nenhuma assistência. Apesar da reabertura do comércio, a iniciativa reforça mais uma vez a necessidade de novas doações e voluntários.

O projeto, sustentado por parcerias com empresas e doações, precisa de donativos e de recursos financeiros. As formas de doação e os pontos de entrega estão disponíveis no site: amigodospobres.org. O projeto está sempre em busca de doações de alimentos, roupas, produtos de higiene em geral e pessoal, além de cobertores, toalhas, máscaras, luvas e medicações.

Serviço
Data da inauguração: 06 de agosto, sábado.
Endereço: Rua Floriano Peixoto, 1375 – Centro
Horário de funcionamento: Segunda e sexta, de 9:00 às 18:00h
Terça, quinta e sábado, de 9:00 às 22:00h
Contato para doações: (85) 99962-5588
Cadastro para voluntários: amigodospobres.org
Doações: amigodospobres.org

Suyane Costa