Projeto promove exposição de artes produzidas por jovens com Síndrome de Down

Projeto promove exposição de artes produzidas por jovens com Síndrome de Down

Desde 2021, o projeto “Arte de Incluir” oportuniza crianças e jovens, com ou sem Down, a se aprofundarem nas artes visuais, plásticas, dança, teatro, dentre outros

O projeto Arte de Incluir, iniciativa da Associação Fortaleza Down e produzido pela escola de artes The Biz, realizará, nos próximos dias 26, 27 e 28 de setembro, no shopping RioMar Fortaleza, uma exposição com artes elaboradas por alunos participantes do projeto. Além de fotografias originais e quadros pintados pelos jovens, durante a mostra também serão exibidos trechos do espetáculo musical “All Together Now”, promovido pela The Biz, local onde as oficinas de artes do Arte de Incluir acontecem.  

A exposição artística tem o intuito de mostrar ao público o desenvolvimento criativo, talento e as habilidades dos alunos participantes das atividades. O projeto Arte de Incluir, apoiado pela Eneva, vem abrindo portas para a socialização e inclusão de jovens com ou sem síndrome de Down, a partir dos 15 anos de idade. A inclusão no mundo das artes tem se mostrado benéfica para o desenvolvimento saudável de jovens e crianças, de acordo com Beatriz Vidal, coordenadora do projeto. 

A exposição é o encerramento do projeto Arte de Incluir, que iniciou em setembro de 2021, e teve momentos marcantes para os alunos, pais e para a sociedade como um todo. O início dessa trajetória foi propícia para inserir os alunos na artes cênicas e proporcioná-los a experiência de atuar, criar e, ao longo dessa jornada, foi possível desenvolver mentes, abrir corações e promover a socialização de inúmeros jovens. A presidenta da Associação Fortaleza Down, Alessandra Costa, pontua sobre a importância desse trabalho desenvolvido e celebra o aperfeiçoamento de cada aluno durante o período.  

“O projeto é uma grande mãe, ele abraça todos os envolvidos, são pais, filhos, vizinhos e colegas de classe que incentivam e que participaram de diversos momentos para prestigiar os integrantes do projeto. É uma alegria chegar ao final dessa etapa e com a certeza de que saímos desse momento mais capacitados. E os nossos parceiros tiveram uma importância extrema para a realização deste projeto”, comenta Alessandra Costa. 

Fortaleza Down
A Associação Fortaleza Down, oficializada em 2015, é responsável por promover e coordenar ações que defendam e garantam os direitos de portadores de Síndrome de Down. A ONG tem buscado proporcionar que crianças e jovens com a síndrome sejam inseridos na sociedade e no mercado de trabalho sem preconceitos.

Dentre as ações da Fortaleza Down estão a prevenção de abusos e ilegalidades, além da prestação de apoio aos familiares. Com o projeto Arte de Incluir iniciado em setembro de 2021, a Associação tem promovido atividades voltadas para a Fotografia, Artes Visuais, Artes Cênicas, Cultura e Música. Todas as ações na ONG são desempenhadas a partir do trabalho voluntário e conta com apoio e doações de entidades privadas.

Serviço
Exposição com artes feitas por jovens com síndrome de down
Local: Shopping RioMar Fortaleza
Data: 26, 27 e 28 de setembro
Horários: A abertura acontecerá a partir das 17h30

Suyane Costa