Qual a importância de uma vacina? Especialista explica

Qual a importância de uma vacina? Especialista explica

Fortaleza recebeu, neste mês, mais um polo de imunização no Emilio Ribas

Pela primeira vez em quase 20 anos, o Brasil não atingiu a meta para nenhuma das vacinas para crianças de até um ano de idade, segundo dados do Programa Nacional de Imunização. Segundo os dados, a meta de vacinação de bebês e crianças é, geralmente, de 90% para as vacinas contra tuberculose e rotavírus e 95% para as demais vacinas. Em 2019, porém, nenhuma vacina indicada o grupo atingiu o objetivo.

O cenário representa preocupação para os especialistas, já que, conforme a enfermeira Brenda Vieira, do setor de vacinação do Emílio Ribas Medicina Diagnóstica, a imunização é a medida mais importante de prevenção contra doenças. “No primeiro ano de vida, o sistema imunológico ainda está em desenvolvimento, com isso se faz necessário a vacinação, pois se espera que o primeiro contato da criança seja com o antígeno vacinal e não com a doença”, explica.

Para além da proteção individual, as vacinas protegem a comunidade. “As crianças vacinadas também ajudam a proteger a saúde em geral. As vacinas terão seus efeitos máximos protetores quando administradas na idade e nos intervalos corretos, por isso é importante manter os calendários vacinais dos bebês atualizados”, coloca.

Mais vacinas
Fortaleza recebeu, neste mês, mais um polo de imunização. Dada a importância, o Emilio Ribas começou a operar, neste mês, o serviço de vacinação com aplicação para adultos e crianças. O atendimento iniciou pela unidade do bairro Meireles, além do serviço em domicílio.

Dentre as vacinas oferecidas estão BCG, Hepatite A (adulto), Pneumocócicas 13V, Hexavalente, Meningocócicas Acwy, Meningocócicas B, Febre Amarela, Tríplice Viral, Hepatite A, DTPa, HPV Quadrivalente e Influenza.

Serviço
Vacinação
Onde: Av. Barão de Studart, 1001 – Meireles
Horário: Atendimento Segunda a sábado: 06h às 19h
Domingo e feriados: 06h às 12h

Suyane Costa