Residências em saúde no Ceará abrem inscrições para mais de mil vagas

Residências em saúde no Ceará abrem inscrições para mais de mil vagas

Estão abertas as inscrições para os programas de Residência Médica do Estado do Ceará (Resmed-Ce) e da Residência Multiprofissional e Uniprofissional da Saúde. O processo seletivo unificado, que oferta ao todo 1.105 vagas em várias instituições, é coordenado pela Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), e Universidade Federal do Ceará (UFC), por meio do Apoio às Residências em Saúde (Ares).

A residência é o período em que o profissional de saúde tem a oportunidade de, sob supervisão, combinar a aquisição de conhecimentos teóricos com a experiência clínica. A formação possibilita, ainda, o aperfeiçoamento da competência profissional adquirida na graduação.

Vagas

Ao todo, serão ofertadas 624 vagas, sendo 425 para médicos formados ou formandos do último semestre em Medicina; 108 vagas para médicos que tenham concluído ou que concluirão um programa de residência médica de acesso direto e 91 vagas para médicos que tenham concluído ou que concluirão um programa de residência médica de pré-requisito, conforme regras do edital. A seleção ocorrerá em duas etapas, com realização de um exame escrito, previsto para ser aplicado no dia 22 de novembro em Fortaleza, e análise curricular.

Já para os programas nas modalidades multiprofissional e uniprofissional, serão ofertadas 481 vagas. As inscrições acontecem pela internet até 18 horas do dia 12 de outubro. Podem se inscrever profissionais das áreas de Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Serviço social e Terapia Ocupacional. O certame também será realizado em duas etapas, com exame escrito e análise curricular.

Informações e editais

Os inscritos em quaisquer dos editais devem acompanhar as informações referentes ao processo seletivo no endereço eletrônico www.resmedceara.ufc.br/ares.

Suyane Costa