Segurança dos trabalhadores do Setor Elétrico é foco da campanha Junho Laranja

Segurança dos trabalhadores do Setor Elétrico é foco da campanha Junho Laranja

Realizada pela B&Q Energia, uma das maiores empresas de infraestrutura de linhas de transmissão e redes de distribuição de energia do país, a ação visa chamar atenção para um comportamento seguro por parte dos trabalhadores do setor elétrico

De Acordo com a Abracopel – Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade, cerca de 764 pessoas morreram, em 2020, em acidentes de origem elétrica. Desses, 717 foram decorrentes de choques elétricos ou incêndios por sobrecarga. O Nordeste, por sua vez, lidera esse triste ranking, com 294 dessas ocorrências e o Ceará é o 8° estado brasileiro com mais mortes ocasionadas por choque elétrico no ano passado, respondendo por 31 delas. Já a rede aérea de distribuição foi responsável por 237 desses óbitos, um número que, segundo a Abracopel, pode ser ainda maior, uma vez que muitos casos não são notificados. Boa parte desses acidentes, no entanto, poderiam ser evitados com medidas simples, boas práticas e uso correto dos equipamentos de proteção e métodos de segurança.

Atuando no mercado de energia elétrica há 33 anos e consciente da sua importante missão em levar energia a milhões de consumidores, tendo como prioridade máxima a segurança no ambiente de trabalho, a cearense B&Q Energia promove nesse mês, pelo segundo ano consecutivo, o Junho Laranja. Trata-se de uma campanha em prol da segurança no trabalho do setor elétrico, que hoje abriga cerca de 500 mil trabalhadores no país. Somente na B&Q Energia, 5 mil profissionais atuam diretamente na área de infraestrutura de redes.

“A segurança da nossa equipe sempre foi um valor. Temos compromisso e responsabilidade com esses profissionais e com suas famílias. Por isso, decidimos criar essa campanha visando ampliar o nosso compromisso e conscientizar, ainda mais, as equipes de linha viva, por meio de ações preventivas durante todo mês de junho e uma programação específica. Esperamos, com isso, promover um comportamento seguro não apenas na B&Q, mas chamar a atenção dos trabalhadores da área em todo o estado e país e, quem sabe, levar essa campanha pioneira para fora do país”, explicou o CEO da B&Q, Luís Carlos Queiroz, que, atualmente, também preside o Sindicato das Indústrias de Energia e de Serviços do Setor Elétrico do Estado do Ceará (Sindienergia-CE).

O Junho Laranja contará com uma vasta programação. Destaque para os “B&Q Podcasts”, com transmissão pelo canal da B&Q no YouTube, abordando temas relacionados à segurança na operação de linhas vivas (linhas energizadas). As apresentações ocorrerão todas as terças, a partir da próxima semana, nos dias 8, 15, 22 e 29, sempre às 19 horas. Os temas serão, respectivamente: “Procedimentos da linha viva”; “Segurança em instalações energizadas”; “Manutenção preventiva dos veículos e cesto aéreo de linha viva”, e “Como ter sucesso profissional na linha viva”. Todos os assuntos serão abordados por grandes nomes do setor.

Além de palestras, apresentações, treinamentos e premiações, ao longo de todo o mês de junho, equipes de inspeção da B&Q farão visitas aos ambientes de trabalho visando checar as boas práticas, a Verificação de Conformidade de Procedimentos (VCP), uma espécie de checklist de ferramentas e procedimentos que permitirá, ao final do mês, traçar os principais problemas para tratá-los, no sentido de eliminar possíveis focos de insegurança no trabalho dos profissionais do setor elétrico. “A atitude prevencionista, o comportamento seguro e a consequente obtenção da excelência profissional serão os focos das ações”, finaliza Luís Carlos Queiroz.

Suyane Costa