Sesc lança Movimento Rosa com intervenções educativas e campanha em prol da sensibilização

Sesc lança Movimento Rosa com intervenções educativas e campanha em prol da sensibilização

Durante o mês de outubro, a equipe de Educação em Saúde, Assistência e o Departamento Físico-Esportivo do Sesc Fortaleza realizará ações educativas em diversos pontos de Fortaleza e na própria Unidade do Sesc para alertar sobre a importância da prevenção ao câncer de mama.

O Movimento Rosa vai acontecer até 28/10 com uma sequência de intervenções educativas em shoppings e empresas, palestras online com profissionais de Saúde e representantes da Associação Toque de Vida, oficinas, aulões de atividade física, entre outras iniciativas.

As atividades mobilizam o público para a ação no Dia Nacional de Combate ao Câncer (27/10), quando, em parceria com o Senac Ceará, será feita a coleta de mechas para confecção de perucas para mulheres em tratamento ao câncer de mama. Neste dia, as pessoas que quiserem fazer a doação de cabelos poderão ir até o Sesc Fortaleza entre 9 e 12h, e 14h e 17h, para realizar o corte com os alunos do curso de cabeleireiro do Senac Ceará.

Uma das instituições que participam do Movimento Rosa é a Associação Toque de Vida, formada por mulheres que passaram pelo procedimento de retirada das mamas. No dia 14, a coordenadora Mary Ferreira Dias conversa com a enfermeira do Sesc, Marília Bessa, sobre a importância das redes de apoio no enfrentamento ao câncer de mama, a live será transmitida às 16h pelo perfil @sescce. No dia seguinte acontece a oficina que ensina como utilizar lenços como adereço para a cabeça.

 A sexta-feira (16/10) será o Dia D, com aulões de Zumba no Sesc Fortaleza e o Desfile Rosa, a partir das 8h, com a participação de mulheres integrantes do Grupo de Estudos Oncológicos – GEON. Na semana seguinte (23/10) o tema em debate será a sexualidade feminina e o câncer de mama, com participação da ginecologista da Maternidade Escola Assis Chateubriand, Nadiedja Nobre, e a enfermeira obstetra do Sesc, Clara Cardoso.

De acordo com a gerente da unidade do Sesc Fortaleza, Lorena Wendt, a programação foi pensada nos mínimos detalhes, de forma a potencializar a importância do cuidado. “Nessa perspectiva é que o Sesc Fortaleza vem realizando projetos que promovem espaços para debates e reflexões, pautando questões de relevância social”, destaca.

 Mamografias gratuitas em Santa Quitéria

Após período de intervalo no atendimento durante a pandemia, a unidade móvel Sesc Saúde Mulher retoma o atendimento ao público com exames de mamografia, prevenção do câncer de colo do útero (Papanicolau), exame clínico das mamas, além de atividades educativas em saúde. A unidade móvel está na cidade de Santa Quitéria e permanece até 18 de dezembro com atendimento gratuito. Na estrutura equipada com salas individualizadas para realizar os exames de mamografia e citopatológico, os profissionais de Saúde do Sesc realizarão diariamente 20 exames de mamografia para mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos e 20 exames citopatológicos (colo de útero) para mulheres de 25 a 64, sexualmente ativas.

A previsão dos atendimentos no município é de: 1.200 mamografias; 1.200 exames citopatológicos; 720 exames clínicos mamas. Clique e saiba mais

Exposição Reflorescer
A exposição de telas bordadas por mulheres em tratamento do câncer de mama está aberta à visitação do público na Unidade Sesc Centro até o dia 31/10
Clique e saiba mais

Serviço
Movimento Rosa
Período: 2 a 28 de outubro
Clique e confira a programação completa

Suyane Costa