Setor de bebidas aquecido gera emprego no período de maior faturamento

Setor de bebidas aquecido gera emprego no período de maior faturamento

Bem antes de chegarem às prateleiras dos supermercados e padarias, e na mesa dos bares e restaurantes, as cervejas, vinhos, espumantes e destilados ocupam os centros de distribuição de bebidas, onde toda a logística de venda e distribuição acontece. O último quadrimestre do ano é o período de maior aquecimento neste negócio, quando o on e off trade se preparam para as festas de fim de ano. Para a D’Origem Distribuidora, em geral os meses de setembro a dezembro representam 40% do faturamento do ano inteiro, mas este ano deve alcançar os 50%.

“Nossos clientes, que são também empresas, respondem a uma demanda do cliente final, que neste ano se mostrou mais curioso para conhecer novos produtos, e consumi-los em casa, já que a pandemia impôs este novo comportamento. Foi observado também um aumento no consumo de vinhos e de produtos premium. O resultado é que tivemos um incremento nas vendas o ano inteiro, em especial no mês de outubro, que foi o mais positivo em quase 20 anos, com crescimento de 60% em relação ao ano passado”, afirma Rodrigo Rocha, diretor.

O crescimento nesse setor gerou algumas necessidades, incluindo a contratação de novos funcionários para atender a demanda. A D’Origem, nos últimos três meses, precisou incrementar seu quadro de pessoal em 25%, podendo ampliar número de vagas no mês de dezembro.  

Por ser um segmento que lida com um grande mix de produtos (cerca de três mil, entre vinhos, cervejas, espumantes, destilados e sucos), requer capacitação dos colaboradores, investimento que a empresa também tem realizado ao longo do ano. “Para atender bem as empresas que compram nossos produtos, precisamos capacitar nosso pessoal com informações detalhadas do nosso mix”, acrescenta Rodrigo.

Suyane Costa