Simpósio Mácula discute avanços em terapia gênica nas doenças retinianas 

Simpósio Mácula discute avanços em terapia gênica nas doenças retinianas 

O evento acontece nos dias 18 e 19 de agosto, com programação para residentes e médicos oftalmologistas, e população em geral

O Centro Avançado de Retina e Catarata, em parceria com a Sociedade Cearense de Oftalmologia (SCO), realiza nos dias 18 e 19 de agosto a edição 2022 do tradicional Simpósio Mácula, evento que acontece anualmente desde 2003, sob a curadoria do médico cearense Abelardo Targino, para discutir avanços nos tratamentos das maculopatias, com a presença dos principais nomes da oftalmologia nacional. O simpósio é gratuito e aberto à população em geral. 

O evento é dividido em dois momentos: atendimento a pacientes com retinose pigmentar e outras doenças raras e hereditárias da retina que já realizaram o mapeamento genético e palestras das médicas oftalmologistas Juliana Sallum (SP), Rosane Resende (RJ) e Giovanna Provenzano (RJ) sobre temas como doenças genéticas da retina, testes genéticos, terapia gênica e outras terapias em pesquisa. As discussões serão mediadas por Abelardo Targino, coordenador do Mácula e diretor do Centro Avançado. “Esse é um momento riquíssimo para a troca de conhecimento entre a classe médica e de suma importância para os pacientes, que podem ter um diálogo mais próximo com os médicos. Levar informação é um dos principais objetivos do Mácula, só assim é possível oferecer uma melhor qualidade de vida para pacientes acometidos por essas doenças raras e hereditárias retinianas”, destaca o Dr. Abelardo. 

O médico reforça que as também chamadas distrofias hereditárias da retina (DHR) afetam 1 em cada 2 mil ou 3 mil pessoas em todo o mundo. Segundo ele, essas doenças afetam pessoas de todas as idades, sendo uma das principais causas de perda de visão em jovens e adultos entre 15 e 45 anos, período de vida em que se está mais ativo, o que aumenta seu impacto econômico e social. 

Os atendimentos finalizam um mutirão realizado para o diagnóstico molecular em pacientes cearenses com doenças degenerativas da retina de origem genética. Avaliação clínica e testes genéticos foram realizados nos últimos meses. “Esse foi um esforço colaborativo entre os médicos oftalmologistas e o grupo de pacientes Grupo Retina Brasil, importantíssimo para o diagnóstico preciso, acompanhamento personalizado e aconselhamento genético familiar desses pacientes”, afirma Dra. Juliana Sallum. 

“Como essas distrofias são de origem genética, o exame de sequenciamento genético, ou teste genético, é fundamental para a identificação do gene causador da doenças e a obtenção de um diagnóstico completo. O Mácula 2022, ao proporcionar esse atendimento à população acometida pelas DHR, permite que os pacientes possam ter o acompanhamento adequado no tempo correto”, explica Dr. Abelardo. 

Os atendimentos serão realizados nos dias 18 e 19, no período da manhã, na sede do Centro Avançado, localizado à Avenida Dom Luís, nº 1233. Já as palestras serão realizadas no dia 18, às 17h para o público geral e às 19h para o público médico, no Hotel Oásis Atlântico. As inscrições são gratuitas e o evento sugere aos participantes a doação de leite em pó para o IPREDE Ceará. 

Sobre as Distrofias Hereditárias da Retina (DHR) 
As DHR são doenças de origem genética que causam a perda de visão de forma irreversível, podendo assim levar à cegueira. Elas podem se apresentar com diferentes sinais e sintomas, e são marcadas pela perda das características e funções originais da retina de forma lenta e gradual. A doença degenerativa da retina mais comum, é a Retinose Pigmentar Outras doenças da retina são: Doença de Stargardt, Síndrome de Usher, Coroideremia, Amaurose Congênita de Leber, Acromatopsia, Distrofia de Cones, Distrofia de Cones e Bastonetes, entre outras. 

SERVIÇO 
Simpósio Mácula 2022 Data: 18 e 19 de agosto de 2022 
Local: Palestras – Hotel Oásis Atlântico – Av. Beira Mar, 2500 Atendimentos – Centro Avançado de Retina e Catarata – Av. Dom Luís, 1233. 
Informações e inscrições: (85) 9 8879-1445. 

Suyane Costa