Sindipostos-CE lista dicas de como economizar combustível de modo simples e prático
Em tempos de pandemia, economizar virou palavra de ordem. Com a economia e as finanças fragilizadas pela pandemia do novo coronavírus, cada dica e cada trocado poupado valem muito. Para alguns motoristas, por exemplo, a solução é deixar o carro em casa ou rodar menos. Decisão que nem sempre compensa. “Quando o motorista deixa o carro em casa, muitas vezes acaba recorrendo a transportes pagos e tendo gastos semelhantes ou até mesmo iguais aos que teria se estivesse em seu próprio carro. Outras vezes, acabam tendo de fazer trajetos mais lentos para economizar e isso pode gerar atrasos e prejuízos em eventuais compromissos”, alerta o assessor de Assuntos Econômicos do Sindipostos-CE, Antônio José Costa.
Segundo ele, existem maneiras mais simples e bem menos radicais para economizar combustível sem precisar deixar o carro na garagem. Uma delas é uma simples verificada na calibragem dos pneus. “Calibrar os pneus de forma correta é algo fundamental para garantir que o motor do seu carro não será exigido excessivamente, fazendo, assim, que ele não consuma mais gasolina que o necessário”, relatou.
Outra dica simples é sempre realizar a manutenção do óleo e do filtro de ar do carro, para que ele tenha sempre um bom desempenho sem exigir muito combustível. A troca periódica de velas também é algo importante para se economizar. “As velas têm função da combustão da gasolina, então elas devem sempre ser observadas e trocadas conforme a indicação recomendada pela fabricante do seu carro”, recomendou o assessor.
Uma última dica do representante do Sindipostos é bem conhecida, porém muitos motoristas acabam não sabendo executar: a troca de marchas no tempo correto. “É interessante que o motorista procure sempre trocar a marcha no tempo certo, de acordo com a velocidade que cada marcha pede. Se o motorista ultrapassa o limite de velocidade indicado para cada marcha ele desgasta mais o motor e gera um maior gasto de combustível. Então é interessante observar esse tempo de marcha. Com essas dicas, certamente o carro vai ter um melhor desempenho e o motorista sentirá menos o bolso na hora de abastecer”, finalizou.