Solve For Tomorrow Brasil está com as inscrições abertas; saiba como participar

Solve For Tomorrow Brasil está com as inscrições abertas; saiba como participar

Estudantes de Ocara e Crateús venceram a última edição do programa global de cidadania corporativa da Samsung, que agora está em sua 9ª edição no país

O Solve For Tomorrow, programa global de cidadania corporativa da Samsung, está com as inscrições abertas para sua 9ª edição no Brasil. No país desde 2014, a iniciativa já premiou estudantes, professores e escolas públicas espalhadas por todo o território nacional, com o objetivo de estimular o desenvolvimento de projetos criativos e inteligentes para solucionar demandas locais por meio da abordagem STEM (sigla em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática).

Os interessados em participar dessa nova edição podem se inscrever até o dia 30 de junho. Para isso, o grupo deve ser composto por três a cinco estudantes e um professor orientador que esteja lecionando para a equipe em disciplinas relacionadas a Ciências da Natureza ou da Matemática e suas Tecnologias. O grupo também poderá contar com um docente das áreas das Ciências Humanas e suas Tecnologias, e Linguagens, Códigos e suas Tecnologias como parceiro do projeto. A inscrição deve ser realizada pelo professor orientador através do site https://respostasparaoamanha.com.br ou pelo aplicativo do programa.

“A expectativa de todos os envolvidos é que o Solve For Tomorrow amplie cada vez mais a sua atuação por todo o Brasil. O programa já premiou alunos e escolas de todo o país e, mais do que nunca, estamos engajados em alcançar estudantes para que eles conheçam todas as possibilidades que a educação pode oferecer. Esse também é um convite para os professores que sabem o potencial de seus alunos e que, com criatividade, conhecimento e o devido estímulo, eles podem chegar muito mais longe”, afirma Anna Karina Pinto, Diretora de Marketing Corporativo da Samsung Brasil.

A iniciativa da Samsung já envolveu mais de 165 mil estudantes, mais de 23 mil professores e mais de 5 mil escolas públicas, com quase 10 mil projetos inscritos em suas oito edições. Em 2021, mesmo com o distanciamento social, o programa registrou aumento de 22% na participação de estudantes, como também em 40% na de professores e 52% na de escolas públicas em comparação ao ano anterior, tendo educação, infraestrutura urbana ou rural e saúde como temas mais explorados. Ao longo da programação deste ano, o Solve For Tomorrow também vai oferecer mentorias e webinares para auxiliar os estudantes e suas equipes no desenvolvimento de suas habilidades e projetos.

Com coordenação geral realizada pelo Cenpec, a edição brasileira do Solve For Tomorrow conta com uma rede de parceiros, como a representação no Brasil da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO no Brasil), da Rede Latino-Americana pela Educação (Reduca) e da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), além do apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).

Suyane Costa