Startup brasileira mostra que R$ 2,6 mi poderiam ser economizados se população não desperdiçasse alimentos
Lançado pela plataforma de receita do Carrefour, o Aproveitômetro calcula o quanto seria economizado com o reaproveitamento total dos alimentos utilizados nas receitas
A busca por uma alimentação saudável, aliada a uma maior preocupação em não desperdiçar alimentos, tem se tornado algo cada vez mais comum na vida dos brasileiros. Para ajudar as pessoas nesse caminho, o CyberCook, plataforma de receitas do Carrefour, lançou em 2020 o Índice Aproveitômetro, que consegue mensurar o valor poupado em cada preparo e, desta forma, quantificar o desperdício dos alimentos que sobram das receitas nos lares brasileiros.
Com esse levantamento, a plataforma constatou que, em 2020, o valor economizado com o reaproveitamento de ingredientes seria de aproximadamente R$ 2,6 milhões. Para chegar a esse número o CyberCook analisa, a cada três meses, os resultados a partir da aplicação no site na qual o consumidor informa o que sobrou de ingredientes em seus preparos. São calculados o volume de buscas feitas nesse recurso e a economia estimada se todos os ingredientes selecionados fossem utilizados em sua totalidade na realização de novas receitas, sendo esse o valor que teria sido evitado com o desperdício de alimentos.
O Aproveitômetro se integra ao recurso “Aproveite o que sobrou” do CyberCook, que ajuda a encontrar novas receitas para transformar sobras de ingredientes em novos preparos. O botão está disponível em todas as receitas e, ao clicar sobre ele, é possível selecionar quais ingredientes sobraram na sua despensa. A partir disso, o portal sugere novas opções de preparos com esses alimentos.
“Nossas ações no CyberCook se guiam pelo objetivo de reaproveitar ao máximo a integralidade dos alimentos. Disso, surgiu a ideia de criar o Índice Aproveitômetro e mostrar para as pessoas o quanto o reaproveitamento impacta na vida delas, tanto no uso consumo consciente de alimentos e, principalmente, na questão financeira. Além disso, esse novo olhar sobre a comida deixa mais claro que é possível cozinhar bem, aproveitar os ingredientes ao máximo e, ainda, economizar”, diz Alexandre Canatella, CEO do CyberCook e Diretor de Negócios Digitais do Carrefour Brasil.
Entre os ingredientes mais buscados em 2020 estão açúcar, ovo, farinha de trigo, leite e cebola, refletindo o que está presente com grande frequência na despensa das pessoas, assim como nas receitas mais buscadas no CyberCook durante o período. Shoyu, ricota e banana nanica foram os alimentos que tiveram menos buscas realizadas e, curiosamente, manjericão esteve logo após as primeiras posições, antes mesmo de fermento em pó e manteiga, geralmente considerados produtos mais básicos.
O Índice Aproveitômetro está alinhado ao programa Desperdício Zero do Carrefour, criado em 2015, visando escolhas mais conscientes de compras e a redução do desperdício de alimentos. Em paralelo, a iniciativa integra ainda a estratégia de digitalização do Grupo Carrefour Brasil que, desde 2018, tem como um dos pilares centrais da sua estratégia de negócio a transformação digital da companhia.
Sobre o CyberCook
O CyberCook é uma plataforma com mais de 100 mil receitas disponíveis e que hoje conta com mais de 1.9 milhão de usuários cadastrados. O CyberCook foi criado em 1997 no Brasil e adquirido pelo Carrefour Brasil em 2018. A plataforma, munida de inteligência artificial, oferece informações sobre pratos e receitas e, assim, participa da decisão de compra dos consumidores do Carrefour Brasil. Para ter acesso a todas as receitas, acesse: http://cybercook.com.br/
Sobre o Grupo Carrefour Brasil
Há mais de 45 anos no país, o Grupo Carrefour Brasil é líder de mercado de distribuição de alimentos. A partir de uma plataforma omnicanal e multiformato, reúne operações de varejo e Cash & Carry, além do Banco Carrefour e de sua divisão imobiliária, o Carrefour Property. Atualmente, conta com os formatos Carrefour (hipermercado), Carrefour Bairro e Carrefour Market (supermercado), Carrefour Express (varejo de proximidade), Carrefour.com (e-commerce), Atacadão (atacado e atacado de autosserviço), além de postos de combustíveis e drogarias. Presente em todos os Estados e Distrito Federal, sua operação já abrange mais de 721 pontos de vendas. Com faturamento de R$ 74,8 bilhões em 2020 e mais de 95 mil colaboradores no Brasil, a empresa é a segunda maior operação dentre os países nos quais o Grupo Carrefour opera. A companhia se destaca ainda por ser uma das maiores empregadoras privadas do país e uma das 20 maiores empresas listadas na bolsa brasileira (B3). Além disso, tem focado em democratizar cada vez mais o acesso da população à alimentação saudável, promovendo o movimento Act For Food. No mundo, o Grupo Carrefour atua em mais de 30 países e, nos próximos anos, implementa estratégia prevista no plano Carrefour 2022, por meio da qual lidera intenso movimento de omnicanalidade, transformação digital e transição alimentar para que seus clientes consumam ainda melhor em qualquer lugar. Com mais de 320 mil colaboradores e 13 mil lojas espalhadas pela Europa, Ásia e América Latina, está presente na vida de mais de 105 milhões de clientes. Em 2020, a receita global da companhia totalizou € 78,6 bilhões.