Suvinil apoia projeto de arte urbana que valoriza identidade de jovens alunos e características locais na Praia do Futuro
A marca enviou as tintas para que 120 crianças e adolescentes pintassem os murais da sede do Instituto Povo do Mar
Colorir histórias é o principal objetivo de uma parceria entre o coletivo de arte urbana do Ceará Acidum Project e a marca de tintas decorativas Suvinil. E uma das ações mais recentes da dupla aconteceu na sede do Instituto Povo do Mar (IPOM) – localizada na Praia do Futuro -, cujas paredes agora retratam o dia a dia das crianças e adolescentes da ONG. A conexão da marca com o coletivo de arte une ilustração e design em murais e projetos especiais.
Robézio Marqs, integrante do duo cearense que encabeça o Acidum Project ao lado da também artista Tereza Dequinta, explica que o objetivo dessa ação é trazer a prática para os jovens do IPOM que queriam entender de arte urbana, seja no design, na arquitetura ou na pintura, e retratar todo o universo daquele espaço nas paredes do instituto. “Queremos que eles se identifiquem, queremos falar deles. Nas ilustrações temos a menina aprendendo a surfar, o menino lendo livro e aprendendo inglês. É esse universo que a gente passou para as paredes“, afirma, enfatizando a proposta de temática lúdica representativa do cotidiano dos alunos do instituto, com desenhos feitos pelo coletivo criativo Baião Studio .
A pintura é a finalização da mais recente edição do Laboratório Acidum, escola de arte urbana local idealizada pelo Acidum Project e realizada pelo IPOM, com apoio do Edital Escola de Cultura – Escolas Livres de Formação Artística e Cultural, da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará. O Laboratório é uma iniciativa do coletivo cearense que existe desde 2009, um dos primeiros projetos regionais focados em técnicas da arte urbana para formar novos artistas e que já passou por outros estados brasileiros e até Cabo Verde, arquipélago próximo à costa noroeste africana.
“O Acidum Project buscava um parceiro que entendesse a conexão das cores com o universo trabalhado“, explica Sylvia Gracia, coordenadora de Marketing – Cor e Conteúdo na Suvinil. “Robézio e Tereza são reconhecidos internacionalmente pelos tons e técnicas que empregam em suas criações, incluindo este no Instituto Povo do Mar. Já temos parcerias com o Acidum em outras iniciativas e, assim como nossa marca, os artistas também acreditam que a arte e as cores têm um poder de transformação e inspiração.” Além de vivenciar no dia a dia a riqueza da pluralidade ao acompanhar os movimentos e mudanças da sociedade, a Suvinil é uma marca que fala com todos, que ajuda as pessoas a pintar histórias diversas e que valoriza o que é local, o que é brasileiro.
Gerente de Vendas Regional Norte, CE, PI e MA na Suvinil/BASF, Rogério Arpelau aponta que incentivar esse projeto é uma forma de envolver a comunidade e de aguçar o aprendizado das crianças e jovens do Povo do Mar. “Cultura e educação são instrumentos de formação do cidadão, de senso crítico, de reflexão. Apoiamos o Laboratório Acidum nesse sentido, além de reforçarmos identidades tão características de Fortaleza, uma valorização que está presente no trabalho de Suvinil há 60 anos“, diz o executivo. Com o apoio de um cliente parceiro local, a Jaguar Tintas, a ação foi potencializada com a venda de camisetas estampadas com as artes do movimento. Toda a renda arrecadada foi revertida para o projeto.
Nos murais dos alunos, os tons escolhidos representam a área litorânea na qual está localizada a sede do Instituto, a apenas um quarteirão da areia da Praia do Futuro. O azul simboliza o mar e o horizonte; o verde, o meio ambiente; enquanto o amarelo e o laranja lembram o sol e o calor local. A Suvinil, que tem o apoio à arte urbana como parte de seu compromisso com a sociedade, entendeu todo o fio condutor que o projeto procurava e enviou as tintas para a pintura dos espaços do IPOM, agora ainda mais coloridos e humanizados pelos novos artistas do projeto cearense.
O Acidum Project é um dos convidados do episódio Cores e Cidade do podcast ‘Falando em cores’ da Suvinil sobre como a atuação artística nos centros urbanos pode torná-los mais acolhedoras e vibrantes. O programa também está disponível em formato acessível e inclusivo, com legendas e em libras no YouTube. Para acompanhar essas e outras ações criativas da fabricante, acompanhe seu perfil no Instagram @tintas_suvinil e se inspire com muita cor e histórias diversas no Pinterest da marca .
Sobre a Suvinil: Somos a Suvinil, uma marca do negócio de Tintas Decorativas da BASF. Estamos presentes há 60 anos em todas as regiões do Brasil, colorindo as casas de milhares de pessoas e ajudando a pintar suas histórias. Vivenciamos no dia a dia a riqueza da pluralidade e, ao longo do tempo, nos transformamos e acompanhamos os movimentos e mudanças da sociedade. O relacionamento próximo e conectado com nossos clientes, consumidores e parceiros tem nos permitido criar iniciativas alinhadas ao propósito da marca que abraça “todas as cores, todas as histórias”. Além disso, e para oferecer experiências de compras mais assertivas, especialmente atendendo as novas demandas e comportamentos do consumidor, oferecemos mais do que uma linha completa de produtos para você pintar paredes, pisos, tetos, azulejos, madeiras, metais e outras superfícies, prezamos pelas múltiplas vivências e estimulamos a renovação e transformação das histórias por meio do uso de tintas e pela energia das cores. Conheça também nossas ações de sustentabilidade na landing page, acompanhe as novidades em produtos e histórias inspiradoras no Pinterest e Instagram: @tintas_suvinil.