Terceira Edição do Projeto “1.000 KM pela vida” terá percurso que vai de Fortaleza ao Sertão do Ceará
O projeto “1.000 KM pela vida”, idealizado pelo triatleta Igor Chacon em parceria com os atletas Maurício Leão, Dicson Falcão e Leandro Gadelha, ganha a sua terceira edição seis meses após a segunda. A ação solidária surgiu da vontade de um dos atletas, Igor Chacon, em meio ao lockdown em Fortaleza, com o objetivo de arrecadar alimentos, produtos ou serviços para instituições de caridade e comunidades carentes, além de organizar um evento esportivo que promovesse inclusão social e visibilidade ao paratletismo cearense.
Além de Igor, o projeto conta com mais três atletas que também enxergaram no esporte uma forma de engajar, transformar a vida de outras pessoas e praticar boas ações ao próximo. Dicson Falcão, com mais de vinte anos de carreira no atletismo e prêmios acumulados em competições pelo Brasil e o mundo, participa ativamente da realização do evento. Leandro Gadelha e Maurício Leão também acreditaram no propósito de Igor. Ambos iniciaram no esporte ainda na infância. Maurício é Tri Campeão Brasileiro de Triathlon, Tri Campeão Desafio 24h e Campeão Asiático de Triathlon.
Instituições
Nesta edição, as instituições contempladas pela iniciativa são: Casa do Amigo Jesus (@casadoamigojesus), Escolinha Sol (@solescolinha), Associação Peter Pan (@associacaopeterpan) e Instituto Nova Criação(@institutonc).
Percurso
A ação dará início no dia 2 de julho, às 16 horas, e vai até o dia 4, também até as 16 horas. Serão dois dias pedalando e correndo com revezamento dos atletas. Em um trajeto estudado para transformar cada quilômetro em alimento, a corrida também foca na sustentabilidade, com um apelo para a sociedade em defesa da preservação local. Para quem deseja apoiar o projeto, basta entrar em contato com um dos atletas ou acessar o Instagram do evento (@1000kmpelavida).
Com saída da Ceará Motor na Av Pontes Vieira, 855, em Fortaleza, o percurso seguirá pela Caucaia, São Gonçalo, Itarema, Acaraú, Morrinhos, Santana do Acaraú, Sobral, Cariré (parada para o café da manhã e banho), Varjota, Santa Quitéria, Tamboril, Crateús, Novo Oriente, Tauá, Boa Viagem, Canindé (parada na estátua), Caridade e Fortaleza.
Primeira edição
Na primeira edição do “1.000 KM pela vida”, o desafio começou às 17 horas do dia 3 julho e, na tarde do dia 4, os atletas já estavam no Crato. Ao todo, 17 toneladas foram arrecadadas, entre valores, alimentos e materiais de construção, que foram destinados para quatro instituições: Casa do Amigo Jesus, Instituto Nova Criação, Associação Peter Pan e a Associação dos Moradores do Bairro Henrique Jorge.
Segunda edição
Com o objetivo de promover um natal solidário às instituições selecionadas, o projeto arrecadou 46,8 toneladas de alimentos e retirou 700 litros de lixo da Praia da Sabiaguaba, sendo garrafas e resíduos de plásticos, e doaram 100 mudas, entre Ipê Roxo, Cidreira, Rio Negro, Palmeira Açaí e Clúsia.
Serviço
Evento: Projeto 1.000 KM pela vida – Edição Sertão
Largada: 02/07/2021 (Sexta-feira)
Chegada: 04/07/2021 (Domingo)
Local da largada: Ceará Motor – Avenida Pontes Vieira, bairro Dionísio Torres
Horário de largada e chegada: 16 horas