Theatro José de Alencar recebe espetáculo “Segunda Classe”

Theatro José de Alencar recebe espetáculo “Segunda Classe”

Estreia está marcada para o próximo domingo (20), com sessões às 18h e 20h

O ano de 2022 marca o retorno presencial do Curso Princípios Básicos de Teatro (CPBT) com uma turma empolgada e cheia de urgências após esse tempo interrompido pela pandemia. Desta forma, nasce “Segunda Classe”, espetáculo criado coletivamente que, através de experimentações e indagações pungentes, questiona o público sobre o viver de arte em nossa cidade, sobre os espaços do fazer artístico que foram deixando de existir ao longo dos anos, dando lugar ao crescimento imobiliário da cidade e sobre a desvalorização da profissão de atuar.

O espetáculo também questiona o grande e profundo desmonte da cultura que o país sofreu nos últimos anos. Quantos artistas você conhece que vivem apenas da arte como única profissão? Quantos Teatros continuam abertos, funcionando e acessíveis à comunidade em nossa cidade? Há quanto tempo você não consome teatro? “Segunda Classe” tem estreia marcada para o próximo domingo (20), com sessões às 18h e 20h, no palco principal do Theatro José de Alencar.

O espetáculo traz consigo um pouco de cada ator que estará no palco representando, quem sabe, a si mesmo. Num lugar imaginário que bem poderia ser a nossa realidade, a arte luta e resiste no momento em que seu valor é questionado e seus profissionais, em vez de celebrados, são vistos como vagabundos. Encarando o atual desmonte das políticas culturais, atrizes e atores se insurgem contra um grupo empresarial que quer construir um shopping center no único espaço teatral daquela cidade, forçando a desocupação dos artistas.

Sobre o CPBT
O Curso Princípios Básicos de Teatro (CPBT) é realizado pelo TJA, em parceria com a secretaria de cultura e a secretaria de educação. Foi criado em 1991, ano em que o Theatro José de Alencar foi reinaugurado. São mais de 30 anos de atividades gratuitas, propondo acolher jovens e adultos que tenham interesse em começar seus aprendizados e práticas teatrais.

Em todos esses anos o CPBT recebeu mais de 9 mil alunos, montou cerca de 65 espetáculos de conclusão e formou mais de 1.200 estudantes, sendo considerado o mais importante curso de iniciação teatral de Fortaleza e do Ceará. Atualmente, o CPBT mantém turmas em três turnos, sob a coordenação dos professores Juliana Veras, Joca Andrade e Neidinha Castelo Branco.

Os fundamentos pedagógicos são norteados pela formação cidadã, por meio de experiências construtivas, lúdicas e estéticas. A ideia é promover a construção de hábitos e atitudes favoráveis à transformação social, em benefício da propagação de conhecimentos e valores em prol da paz e da prosperidade responsável. O curso busca proporcionar aos alunos a oportunidade de vivenciar a experiência da construção do fazer cênico, através do ensino da arte e da atuação baseada no tripé “observar-refletir-exprimir”.

Suyane Costa