Unidades de Conservação do Ceará oferecem programação de lazer, cultura e educação ambiental
Ação faz parte da Campanha Um Dia No Parque, maior evento nacional de valorização das Unidades de Conservação
A maior ação de valorização de parques e reservas, as chamadas Unidades de Conservação, acontece em todo Brasil no próximo domingo (24) e traz uma programação especial com o objetivo de despertar o interesse pelas áreas naturais protegidas no país. Desde 2018, a campanha Um Dia No Parque incentiva as pessoas a terem um contato mais próximo com a natureza. Para isso, foi escolhido um dia no ano no qual as Unidades de Conservação (UC) preparam uma programação especial.
Uma programação especial foi preparada em várias cidades do Ceará para os amantes da natureza ou para aqueles que querem apenas curtir um momento de lazer ao ar livre. As atividades são direcionadas a todos os públicos e podem ser conferidas no site da Campanha https://umdianoparque.org.br/.
Fortaleza, Crato, Ipu, Caucaia, São Gonçalo do Amarante, Ubajara, Quixadá, General Sampaio, Tejuçuoca, Apuiarés, Guaramiranga, Eusébio e Paracuru são algumas das cidades que confirmaram a programação.
Em Fortaleza, a APA da Sabiaguaba terá plantio de mudas e limpeza de praia. Já na ARIE do Sítio Curió e no Parque Estadual do Cocó acontecem atividades do Projeto Viva o Parque, como slack line, escalada fixa, aulas de zumba, aeróbica, dança de salão, oficina de pintura facial e oficina de colares com sementes. Na RPPN Francy Nunes, que fica em General Sampaio, haverá banho de riacho, redário com prosa e atividades para crianças. No Crato, a atração principal serão os bichos, com exposição de fotos de animais da Flona do Araripe e trilha com observação de aves.
Nas duas últimas edições, por causa da pandemia do coronavírus, a programação foi on-line. Neste ano, o evento volta a ser 100% presencial, convidando a todos para atividades e eventos ao ar livre. A cada edição cresce o número de UCs cadastradas. Para Angela Kuczach, Diretora Executiva da Rede Pró UC e idealizadora do Um Dia No Parque, a ação é uma oportunidade de conectar as pessoas às nossas áreas protegidas. “Em alguns casos, é o único momento do ano em que se pode fazer isso, já que muitas das nossas áreas não são abertas ao público. É emocionante ver a cada ano mais e mais Unidades de Conservação aderindo à ação, assim como um público cada vez mais variado descobrindo que a natureza é um lugar onde a gente mora, vive e que cada visita é uma volta ao lar. No fim das contas, Um Dia No Parque é uma ação que não é nossa, mas sim tem o objetivo que seja de cada pessoa, descobrindo, valorizando e cuidando de nossas áreas protegidas”, afirma.
Para Mariana Napolitano, gerente de ciências do WWF-Brasil, a campanha tem prioritariamente um caráter de engajamento. “O objetivo principal é aproximar as pessoas da natureza para que valorizem seus benefícios e a necessidade de conservá-la. Mas, além disso, há também o incentivo ao uso público e visitação dessas áreas que além de gerar renda para a proteção dos parques e reservas, pode beneficiar uma ampla gama de atores locais”, afirma.
A organização do evento espera aumentar o alcance, pois as atividades ao ar livre vêm ganhando ainda mais atenção por seus benefícios de bem-estar e saúde.
Como participar do Um Dia No Parque?
Pela página da ação na internet, os visitantes podem pesquisar a Unidade de Conservação mais próxima de casa em todo o país por meio de um mapa interativo e filtros. Também dá para ficar por dentro da programação de atividades nas redes sociais do Um Dia No Parque.
Sobre a Coalizão Pró-UCs
A Coalizão Pró-Unidades de Conservação é um grupo de instituições que se propõe a congregar empresas e organizações da sociedade civil comprometidas com a valorização e a defesa das Unidades de Conservação da Natureza. Integram a Coalizão: Rede Pró UC – Rede Nacional Pró Unidades de Conservação, Fundação SOS Mata Atlântica, Conservação Internacional – CI Brasil, Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, Imaflora – Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola, FUNBIO – Fundo Brasileiro para a Biodiversidade, Instituto Semeia, WWF-Brasil, The Nature Conservancy – TNC Brasil, Imazon – Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia, IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas e a UICN-Brasil – União Internacional para a Conservação da Natureza.